mobi
centro_de_vacinacao_viseu_bombeiros_18_of_35_3
Worker applies a green circular car sticker to the windshield of a white van in an industrial workshop.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Distrito de Viseu em alerta por causa da chuva. Proteção Civil deixa conselhos

Distrito de Viseu em alerta por causa da chuva. Proteção Civil deixa conselhos

IPMA emitiu avisos amarelos para o distrito esta terça, quarta e quinta-feira. Proteção Civil alerta para chuva "por vezes forte e persistente" a partir de amanhã

Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela
23.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela
23.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 Distrito de Viseu em alerta por causa da chuva. Proteção Civil deixa conselhos

O distrito de Viseu vai ter aviso amarelo devido à previsão de chuva forte esta terça, quarta e quinta-feira (24 a 26 de setembro). Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro aviso vai estar em vigor das 06h00 às 15h00 de amanhã.

Já das 09h00 de quarta-feira às 12h00 de quinta-feira, acontece o segundo alerta do IPMA para a região. Os meteorologistas preveem períodos de chuva por vezes forte, em especial nas zonas de montanha.

Entretanto, a Proteção Civil também já alertou a população para o mau tempo que se avizinha, depois de uma semana passada marcada pelo tempo seco e pelos grandes incêndios que assolaram as zonas Norte e Centro do país, inclusive na região de Viseu.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) cita as previsões do IPMA, que apontam para descida gradual da temperatura, períodos de chuva por vezes forte e persistente, humidade relativa com valores inferiores a 30 por cento, rajadas de vento até 30 quilómetros/hora do quadrante oeste e, por vezes, até 40km/h nas terras altas do Norte e Centro, intensificando a partir da tarde de terça-feira, com rajadas até 70 e 90km/h.

A ANEPC alerta, por isso, para a possibilidade de haver inundações, cheias, deslizamentos, derrocadas e outras ocorrências, além da contaminação de fontes de água potável provocada por “inertes resultantes dos incêndios rurais”, do arrastamento de objetos soltos para as estradas e do desprendimento de estruturas móveis ou mal fixadas que, por causa do vento forte, podem causar acidentes na via pública.

Perante este cenário, a Proteção Civil recomenda à população que tome medidas preventivas para fazer face à chuva forte, nomeadamente “nas zonas historicamente mais vulneráveis e nas áreas afetadas pelos incêndios rurais, que ficaram sem coberto vegetal e com cinza acumulada à superfície, que funciona como uma matéria impermeável, mais expostas e vulneráveis à precipitação”.

A ANEPC sugere garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirar inertes e outros objetos que “possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”, além de fixar estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

Além disso, também alerta para o cuidado na circulação e permanência junto de árvores, que podem sofrer quedas por causa do vento forte e para a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

A autoridade também apela às pessoas para não atravessarem zonas inundadas para “precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas” e para estarem atentas às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.

Amanhã, Viseu pode contar com uma descida substancial da temperatura máxima para os 15 graus de máxima, segundo as previsões do IPMA. A mínima fica nos 10º.

pub
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela

Notícias relacionadas

Procurar