image007
miss viseu 2026
cuidadores informais
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
CVRDao_2
March-711-4
6
Home » Notícias » Diário » Distrito de Viseu com mais de 3.500 idosos a viver sozinhos ou isolados. Censos Sénior arranca esta terça-feira

Distrito de Viseu com mais de 3.500 idosos a viver sozinhos ou isolados. Censos Sénior arranca esta terça-feira

Operação da GNR arranca esta terça-feira e vai prolongar-se até 15 de novembro. Viseu é o terceiro distrito com mais seniores a viver sozinhos ou isolados

pub
 Andebol: Sporting, Porto, Benfica e equipas de Alemanha e Espanha no Torneio de Viseu
01.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Andebol: Sporting, Porto, Benfica e equipas de Alemanha e Espanha no Torneio de Viseu
01.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Distrito de Viseu com mais de 3.500 idosos a viver sozinhos ou isolados. Censos Sénior arranca esta terça-feira

Arranca esta terça-feira (1 de outubro) a operação Censos Sénior da GNR que, em 2023, identificou 3.528 idosos a viver sozinhos ou isolados no distrito de Viseu. A região é a terceira do país com mais seniores nesta situação.

A nível nacional, a operação permitiu identificar no ano passado mais de 44 mil idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, anunciou a GNR.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana explica que a operação vai decorrer até 15 de novembro em todo o território nacional e envolve ações de patrulhamento e sensibilização aos mais idosos para reforçar os comportamentos de autoproteção e segurança.

Este conjunto de ações enquadra-se no período em que ocorre a celebração do Dia Internacional do Idoso, que hoje se assinala.

A operação Censos Sénior 2024 envolve cerca de 400 militares das secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR, distribuídos por todo o país, com a colaboração dos vários parceiros locais e nacionais.

As ações vão privilegiar a proximidade junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, que vive sozinha e/ou isoladas.

Com os alertas deixados pelos militares, a GNR pretende reduzir o risco dos idosos tornarem-se vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Este ano, a GNR prolonga a operação por considerar que continua a ser fundamental alertar as pessoas idosas para os procedimentos de autoproteção em situações de violência, burlas, conto do vigário e furto em residências, assim como prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool, combater o isolamento social, identificar cuidadores informais e capacitar esta população para o uso da internet.

Na edição de 2023, a GNR sinalizou 44.114 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade. As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, para acompanhamento.

O interior do país foi onde mais idosos isolados ou a viver sozinhos foram sinalizados, com o distrito da Guarda à cabeça, com 5.477 idosos sinalizados, seguido por Vila Real (5.360), Viseu (3.528), Faro (3.513), Bragança (3.347), Beja (3.230), Évora (2.972) e Portalegre (2.892).

Na edição do ano passado, a GNR realizou ainda 304 ações de sensibilização em sala e 2.651 ações “porta a porta”, abrangendo um total de 24.978 idosos.

A operação Censos Sénior decorre desde 2011, atualizando a cada ano a sinalização geográfica desta população.

Esta operação integra o programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, do Ministério da Administração Interna, que visa garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas.

 Distrito de Viseu com mais de 3.500 idosos a viver sozinhos ou isolados. Censos Sénior arranca esta terça-feira
pub
 Andebol: Sporting, Porto, Benfica e equipas de Alemanha e Espanha no Torneio de Viseu

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Andebol: Sporting, Porto, Benfica e equipas de Alemanha e Espanha no Torneio de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar