hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Tempestade Kirk deixa Viseu em alerta. Vento com rajadas de 75km/h

Tempestade Kirk deixa Viseu em alerta. Vento com rajadas de 75km/h

Proteção civil alerta para as previsões de chuva e vento fortes no distrito de Viseu esta terça e quarta-feira. Vento pode chegar aos 110 km/h nas terras altas

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
08.10.24
Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
08.10.24
pub
 Tempestade Kirk deixa Viseu em alerta. Vento com rajadas de 75km/h

A região de Viseu vai ser afetada pela chegada da tempestade Kirk, que traz chuva e rajadas de vento a Portugal continental e deixa o distrito em alerta.

A partir das 18h00 desta terça-feira (8 de outubro), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito vai estar sob aviso amarelo devido à “chuva persistente, por vezes forte”. O aviso termina ao meio-dia desta quarta-feira (dia 9).

A região também está em alerta devido às rajadas de vento. Segundo os meteorologistas, entre as 00h00 e as 09h00 de amanhã, a previsão é de “vento sudoeste com rajadas até 75 km/h, sendo rajadas até 110 km/h nas terras altas”.

Entretanto, a Câmara de Viseu deixou um alerta à população e prevê a possibilidade de “cheias de caudal de pequenos cursos de água e inundações rápidas” nas áreas mais vulneráveis do concelho.

A autarquia lembra ainda que o vento no concelho deverá ser “forte a muito forte” sobretudo na madrugada de quarta-feira. As rajadas em Viseu podem “atingir os 55/70 km/h e com rajadas até 90/100km/h, em especial entre as 21 horas do dia 8 e as 12 horas do dia 9”, acrescenta a Câmara, que apela à adoção dos comportamentos e medidas de prevenção face ao mau tempo.

A Câmara pede por isso à população que faça uma condução defensiva “reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”, desobstrua os sistemas de escoamento das águas pluviais e não atravesse zonas inundadas.

Os cidadãos também devem ter especial cuidado na circulação e permanência junto de árvores, taludes e vertentes e estar atentos às informações meteorológicas e indicações das autoridades.

Quanto às temperaturas, o concelho de Viseu regista esta terça-feira uma ligeira descida da temperatura máxima para os 15 graus, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A mínima mantém-se nos 11º.

No distrito, estas vão oscilar hoje entre os 14º (Sernancelhe e Vila Nova de Paiva) e os 19º (Mortágua e Tabuaço).

Os concelhos de Armamar, Carregal do Sal, Cinfães, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela registam 18 graus. Já com 17º ficam Lamego, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo e Tarouca.

O IPMA prevê ainda 16 graus em Mangualde e São João da Pesqueira e 15º em Castro Daire, Moimenta da Beira, Penedono e Sátão.

As mínimas variam entre os 10º (Penedono, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva) e os 15º (Mortágua).

Amanhã, quarta-feira, Viseu tem 17 graus de máxima prevista e 11º de mínima.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar