No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Estão aprovadas as normas do Programa Municipal Eixo da Cultura, que vai já na quarta edição. Os apoios tiveram luz verde na reunião de executivo e, segundo o município, o prazo de candidaturas será “divulgado oportunamente”.
Para o Eixo Cultura, o município disponibilizou uma verba de 800 mil euros para um total de quatro eixos e quatro medidas.
No eixo um enquadram-se projetos que sejam parcerias de programação ou eventos âncora; no eixo 2 o apoio é à criação artística, estando distribuído por duas medidas – criação/produção e edição. O eixo 3 é destinado à programação, dividindo-se em duas medidas – programação artística/atividades e programação cultura tradicional/atividades). Já o eixo 4 é para projetos emergentes.
Segundo o município, este programa define os “Eixos culturais e o conjunto de medidas de apoio a projetos e iniciativas de natureza cultural e artística, dotados de manifesta qualidade, relevância e atualidade, com expressão e âmbito territorial no Município de Viseu”.
Para o presidente da autarquia, Fernando Ruas, a aprovação das normas tem como “propósito dar aos artistas e programadores uma previsão e agendamento atempado dos projetos e/ou iniciativas para os quais requerem este tipo de apoio do município de Viseu”.