cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » Nelas » Incêndios: Concelho de Nelas com prejuízo superior a 1,5 milhões de euros

Incêndios: Concelho de Nelas com prejuízo superior a 1,5 milhões de euros

Fogos de setembro consumiram 2.305 hectares de área ardida no concelho de Nelas. Floresta, vinhas, estações de tratamento, uma casa e até um estádio de futebol foram destruídos pelas chamas

 Incêndios: Concelho de Nelas com prejuízo superior a 1,5 milhões de euros - Jornal do Centro
22.10.24
fotografia: Câmara de Nelas
partilhar
 Incêndios: Concelho de Nelas com prejuízo superior a 1,5 milhões de euros - Jornal do Centro
22.10.24
Fotografia: Câmara de Nelas
pub
 Incêndios: Concelho de Nelas com prejuízo superior a 1,5 milhões de euros - Jornal do Centro

O concelho de Nelas registou com os incêndios de setembro um prejuízo superior a 1,5 milhões de euros no setor agrícola e em equipamentos municipais, revelou esta terça-feira (22 de outubro) o presidente da Câmara.

“Estamos a falar em quase 1,53 milhões de euros. Destes, quase 700.000 euros em equipamentos e infraestruturas municipais”, adiantou Joaquim Amaral.

Do total de prejuízos, fazem parte também mais de 500 mil euros referentes aos pequenos agricultores, um valor que ainda não está fechado, e quase 350 mil euros que dizem respeito à Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).

Entre os equipamentos municipais, o presidente disse que foram gravemente afetadas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e estações elevatórias, e também um estádio de futebol em Vale de Madeiros, entre outros equipamentos.

Com um total de 2.305 hectares de área ardida, “maioritariamente mancha florestal, seguida de agrícola”, o presidente da Câmara de Nelas especificou que o incêndio destruiu “essencialmente vinha, olival e terrenos agrícolas da economia familiar de subsistência”, com “alguns empreendimentos de pequena e média dimensão”.

“Sobretudo pessoas idosas, mas estamos também a falar de muita gente nova com negócios em áreas como a suinicultura, a cunicultura, a avicultura, a vitivinicultura e a criação de ovelhas e cabras para produção do leite usado no fabrico de queijo Serra da Estrela”, contou.

No concelho de Nelas, as chamas consumiram uma casa na freguesia de Senhorim, que, segundo o autarca, está identificada como sendo de primeira habitação, mas não atingiram empresas.

“Embora o fogo tenha estado nas proximidades de todas as áreas de acolhimento empresarial, particularmente nas duas de Nelas e na de Canas de Senhorim, felizmente foi possível controlá-lo”, referiu.

No entanto, acrescentou, poderão vir a ser aferidos impactos indiretos, provocados “pelo calor intenso, que poderá ter influenciado em produtos e equipamentos”.

Nove pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas em consequência dos incêndios que atingiram na passada semana sobretudo as regiões Norte e Centro de Portugal.

Os incêndios florestais consumiram, entre os dias 15 e 20 de setembro, cerca de 135.000 hectares, totalizando este ano a área ardida em Portugal quase 147.000 hectares. Só na zona de Viseu Dão Lafões, as chamas consumiram 52 mil hectares.

pub
 Incêndios: Concelho de Nelas com prejuízo superior a 1,5 milhões de euros - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Incêndios: Concelho de Nelas com prejuízo superior a 1,5 milhões de euros - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar