gnr
rafael barbas tavfer 2025
sol_na_regiao_de_viseu_com_poucas_nuvens
aluga-se
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental

Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…

12.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

12.05.25

A Gralheira, aldeia situada a mais de 1.100 metros de altitude, no…

12.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
concurso vinhos de portugal viseu
tintol e traçadinho
Boy making photo of homemade cookies
Home » Notícias » Lifestyle » Alunos de Turismo reabrem restaurante da Escola em Seia

Alunos de Turismo reabrem restaurante da Escola em Seia

Restaurante da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia reabriu esta semana e está aberto todas as quartas-feiras, a partir das 13h00, só com reservas

pub
 Alunos de Turismo reabrem restaurante da Escola em Seia - Jornal do Centro
10.11.24
fotografia: Instituto Politécnico da Guarda
partilhar
 Alunos de Turismo reabrem restaurante da Escola em Seia - Jornal do Centro
10.11.24
Fotografia: Instituto Politécnico da Guarda
pub
 Alunos de Turismo reabrem restaurante da Escola em Seia - Jornal do Centro

O restaurante da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia reabriu esta semana e está aberto todas as quartas-feiras, a partir das 13h00, e serve de laboratório para os alunos do estabelecimento de ensino e de local de aulas práticas com os professores.

O serviço é assegurado pelos estudantes da escola do Instituto Politécnico da Guarda, sob a supervisão de professores, num espaço que reproduz o ambiente de um restaurante convencional. Durante o primeiro semestre do ano letivo, a ementa muda todas as semanas com propostas gastronómicas de todas as regiões do país.

Na primeira semana de funcionamento do restaurante “A Escola”, os alunos confecionaram pratos da região de Entre Douro e Minho. Para a próxima semana, vai ser servido um menu com iguarias de Trás-os-Montes e Alto Douro como a bola de carnes, a sopa de chícharos verdes, a feijoada à transmontana e o toucinho do céu de Murça.

O espaço é coordenado pelos chefs Nelson Soares e Rui Cerveira. “Pretendemos assegurar aos futuros profissionais uma compreensão sólida e realista das exigências do setor, preparando-os para enfrentar o mercado de trabalho com competências concretas e confiança na sua execução”, diz Nelson Soares.

Rui Cerveira acrescenta que o restaurante também cria “a possibilidade de, num ambiente real de trabalho, os estudantes poderem preparar a sua entrada no mercado profissional, uma vez que têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em várias unidades curriculares”.

A escolha dos menus e a confeção de todos os pratos é assegurada pelos estudantes da licenciatura em Restauração e Catering e do curso técnico superior profissional de Cozinha e Produção Alimentar. O serviço de sala fica a cargo dos alunos das licenciaturas de Restauração e Catering e de Gestão Hoteleira.

Nelson Soares acrescenta que “o serviço de restaurante é uma componente chave para o desenvolvimento de competências essenciais ao atendimento, comunicação e gestão de situações concretas de serviço, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos teóricos num contexto prático”.

O responsável salienta que o restaurante “não é apenas um espaço de prática, mas também um verdadeiro laboratório de ensino, onde teoria e prática se interligam de forma dinâmica e eficaz”.

O restaurante só funciona com reservas que devem ser feitas até à véspera do dia da abertura. Mesmo assim, por norma, são aceites até às 10h00 do próprio dia.

pub
 Alunos de Turismo reabrem restaurante da Escola em Seia - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Alunos de Turismo reabrem restaurante da Escola em Seia - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar