academico penafiel 2026
Musician with a guitar
ecopista_do_dao_vai_ter_ligacao_a_futura_ecovia_do_mondego_4a
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Tony-Carreirajpg
5
viajar
Home » Notícias » Diário » Plataforma Já Marchavas cria manta de retalhos para assinalar Dia pela Eliminação da Violência contra Mulheres

Plataforma Já Marchavas cria manta de retalhos para assinalar Dia pela Eliminação da Violência contra Mulheres

Movimento organiza vigília a 25 de novembro na Rua Formosa, junto ao Mercado 2 de Maio

pub
 Palácio do Gelo celebra 18.º aniversário com concerto de Tony Carreira
20.11.24
fotografia: Facebook Plataforma Já Marchavas
partilhar
 Palácio do Gelo celebra 18.º aniversário com concerto de Tony Carreira
20.11.24
Fotografia: Facebook Plataforma Já Marchavas
pub
 Plataforma Já Marchavas cria manta de retalhos para assinalar Dia pela Eliminação da Violência contra Mulheres

A Plataforma Já Marchavas vai assinalar na próxima segunda-feira (25 de novembro) em Viseu o Dia Internacional pela Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres.

O movimento vai organizar uma vigília a partir das 18h00, na Rua Formosa (junto ao Mercado 2 de Maio).

Segundo a plataforma, a data vai ser assinalada com uma “colcha de retalhos”, inspirada na Colcha de Retalhos da HIV (AIDS Memorial Quilt), iniciada nos anos 1980 pelo movimento LGBTQIA+ dos Estados Unidos.

Cada tecido será dedicado a uma vítima, formando “um memorial de homenagem a todas as mulheres assassinadas por violência em 2024”, acrescenta a Já Marchavas.

O Observatório das Mulheres Assassinadas da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) contabilizou 25 mulheres assassinadas em Portugal desde o início deste ano, das quais 20 femicídios.

Também de acordo com os Indicadores Estatísticos do Portal da Violência Doméstica da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a violência doméstica já fez 18 vítimas mortais – 15 mulheres e três homens – em 2024. Já a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima revelou um aumento nos pedidos de ajuda apresentados por vítimas de violência doméstica em Portugal, tendo identificado cerca de 11 mil pessoas.

Nos últimos 15 anos, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Viseu atendeu 2.835 vítimas adultas e recebeu mais de quatro mil vítimas. Em 2024, a região regista em média mais de um crime de violência doméstica por dia, acrescenta o Já Marchavas.

pub
 Palácio do Gelo celebra 18.º aniversário com concerto de Tony Carreira

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Palácio do Gelo celebra 18.º aniversário com concerto de Tony Carreira

Notícias relacionadas

Procurar