fatima teles BE
zé mágico palácio do gelo
casa_da_cultura_santa_comba_dao_img61b9b59538896
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miguel martins cdu ofrades
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas

Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas

Nova infraestrutura reforça a rede de mobilidade suave da região de Viseu Dão Lafões. CIM colocou bicicletas gratuitas à disposição de quem quiser pedalar na ciclovia

 Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas - Jornal do Centro
16.01.25
fotografia: Câmara de Sátão
partilhar
 Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas - Jornal do Centro
16.01.25
Fotografia: Câmara de Sátão
pub
 Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas - Jornal do Centro

Após um investimento de 248 mil euros mais IVA, a Câmara de Sátão inaugurou esta quinta-feira (16 de janeiro) a nova ciclovia do concelho que conta com uma extensão de 1.290 metros. A nova infraestrutura reforça a rede de mobilidade suave da região de Viseu Dão Lafões.

Além de permitir a circulação de bicicletas particulares, a nova via ciclável também disponibiliza bicicletas gratuitas e partilhadas da rede Bora!, da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. O objetivo é promover a sustentabilidade ambiental e incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Além da ciclovia, o investimento da autarquia de Sátão também envolveu a renovação e alargamento de passeios, a instalação de bancos e a construção de rampas de acesso.

A via estava há alguns anos a ser desenvolvida e foi construída também a pensar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, sendo que a Câmara comprometeu-se a cumprir o objetivo 13 (“Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos”).

O presidente da Câmara, Alexandre Vaz, lembra que a ciclovia no centro da vila pretende ser “uma mais valia no combate ao sedentarismo e na diminuição do buraco da camada do ozono”.

“Destaco um provérbio indígena: não herdamos a Terra dos nossos pais, pedimo-la emprestada aos nossos filhos. E termino com uma mensagem de Baden-Powell, fundador do escutismo: Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes”, acrescenta o autarca.

Já o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, reforça a importância da mobilidade suave para a sustentabilidade regional. “Esta nova via ciclável é um exemplo prático de como a região Viseu Dão Lafões está a dar passos significativos na promoção da mobilidade suave e sustentável”, enfatiza.

Além da inauguração da via ciclável, a CIM Viseu Dão Lafões e a Câmara de Sátão realizaram na Escola Básica Ferreira Lapa uma iniciativa em que promoveu o uso das bicicletas Bora! a alunos do 7.º ano que participaram numa dinâmica de grupo em que foram destacados os benefícios ambientais e sociais do uso da bicicleta.

A atividade culminou com um jogo interativo em que os jovens testaram os conhecimentos sobre temas como a segurança rodoviária e com uma atividade em que os alunos foram desafiados a escrever sugestões ao presidente da Câmara de Sátão e à CIM Viseu Dão Lafões.

A comunidade intermunicipal premiou o grupo de estudantes mais pontuado nos jogos com capacetes e os restantes participantes com lembranças como cadeados e luzes para bicicletas.

O Bora! Já conta com mais de 150 bicicletas, disponíveis em 245 docas e 39 estações localizadas em vários pontos dos municípios de Viseu Dão Lafões.

pub
 Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Nova ciclovia de Sátão com bicicletas partilhadas - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar