gnr_formacao_incendios_3_of_13
Acidente IP3 Tondela
festas de junho no distrito
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

À procura de vistas de cortar a respiração? Situado na EM326, em…

30.05.25

Quer fazer parte de uma equipa com mais de 20 anos de…

29.05.25

No quarto episódio do Entre Portas, um podcast da Remax Dinâmica em…

28.05.25
vitor figeuiredo
josé antonio santos lamego ps
manuel-marques
castro daire
rustica padaria viseu
arca
Home » Notícias » Diário » CIM Viseu Dão Lafões com 4,5 milhões de euros para projetos na área da educação e economia sénior

CIM Viseu Dão Lafões com 4,5 milhões de euros para projetos na área da educação e economia sénior

Comunidade Intermunicipal diz que reforça a sua posição como protagonista na resposta aos desafios sociais e económicos da região

pub
 CIM Viseu Dão Lafões com 4,5 milhões de euros para projetos na área da educação e economia sénior - Jornal do Centro
31.01.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 CIM Viseu Dão Lafões com 4,5 milhões de euros para projetos na área da educação e economia sénior - Jornal do Centro
31.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 CIM Viseu Dão Lafões com 4,5 milhões de euros para projetos na área da educação e economia sénior - Jornal do Centro

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou que vai disponibilizar 4,5 milhões de euros para projetos transformadores nas áreas da educação e da economia sénior. As duas candidaturas – PIPSE e Silver-Up – foram aprovadas e são várias as iniciativas que a CIM vai levar a feeito nos próximos tempos.

“Os projetos refletem a nossa visão estratégica para o território, focando-se em dois grupos essenciais – os mais jovens e os mais velhos. São dois projetos que terão um impacto transformador no território, promovendo uma sociedade mais inclusiva, forte e inovadora. Com a aprovação destas candidaturas, a CIM Viseu Dão Lafões reforça a sua posição como protagonista na resposta aos desafios sociais e económicos da região”, destaca Nuno Martinho, secretário executivo da CIM.

PIPSE Viseu Dão Lafões – Programa Intermunicipal para a Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões tem um financiamento de cerca de três milhões de euros e assenta numa visão para o território que confere à educação, ao sucesso escolar e às aprendizagens um lugar central no desenvolvimento económico, cultural e social.

Este projeto, segundo a CIM, centra-se em três objetivos estratégicos. “Consolidar intervenções que respondam às necessidades educativas da população escolar, com foco na inclusão social, inovação e capacitação de equipas; fortalecer a cooperação entre escolas, território e comunidade, dinamizando redes de parceria e cidadania; e desenvolver ferramentas eficazes de planeamento, diagnóstico e avaliação educacional, garantindo a sustentabilidade das intervenções”.

Entre as ações previstas, destacam-se a intervenção precoce em situações de vulnerabilidade da população escolar, o reforço de áreas como as artes e a criatividade e a promoção do empreendedorismo e inovação na aprendizagem. O projeto aposta ainda na capacitação de equipas multidisciplinares e no fortalecimento das redes intermunicipais de partilha de conhecimento.

Já o Silver-Up, financiado em 1,5 milhões de euros, reúne parceiros de oito países europeus – Portugal, Bélgica, Hungria, Itália, Letónia, Montenegro, Polónia e Sérvia – comprometidos a trabalhar em conjunto, para implementar e melhorar políticas regionais que apoiem o desenvolvimento da chamada idade “prateada”, mobilizando os agentes locais no processo.

O projeto prevê a aposta na criação de bens e serviços que promovam o crescimento e a coesão social, assim como o intercâmbio de experiências e de boas práticas entre os vários parceiros, de forma a melhorar as políticas regionais que criem ambientes propícios a uma “economia grisalha” desenvolvida.

pub
 CIM Viseu Dão Lafões com 4,5 milhões de euros para projetos na área da educação e economia sénior - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 CIM Viseu Dão Lafões com 4,5 milhões de euros para projetos na área da educação e economia sénior - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar