academico felgueiras
GNR agentes
I Liga Tondela vs Vitória de Guimarães
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
5
viajar
palácio do gelo viseu
Home » Notícias » Concelho » Sernancelhe » Festival de Sopas regressa este fim de semana a Sernancelhe

Festival de Sopas regressa este fim de semana a Sernancelhe 

Evento arranca esta sexta-feira e termina no domingo. Até lá, há muita sopa para degustar

 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
13.02.25
fotografia: Município de Sernancelhe
partilhar
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
13.02.25
Fotografia: Município de Sernancelhe
pub
 Festival de Sopas regressa este fim de semana a Sernancelhe

O Festival de Sopas e Encontro de Ranchos de Sernancelhe cumpre este ano 11 edições e realiza-se entre os dias 14 e 16 de fevereiro no Exposalão. O evento arranca esta sexta-feira, Dia dos Namorados, e o presidente da Câmara, Carlos Santos, convida os casais à degustação: “É um momento interessante para os casais virem degustar uma sopinha, provar os produtos, como os fumeiros caseiros preparados pelos nossos comerciantes locais”.

A festa das sopas estende-se pelo fim de semana que, segundo o autarca, por norma costuma representar o regresso de emigrantes à região. “Ao fim da 11ª edição conseguimos perceber que muitos emigrantes nossos compram propositadamente voos para este fim de semana, para rever as suas famílias e poderem provar as sopas”, diz Carlos Santos. O presidente acrescenta que esta é uma forma de aproximar as comunidades: “muitos [emigrantes] trazem segundas e terceiras gerações ao seu local de origem”.

O festival destaca-se pela variedade de sopas tradicionais confecionadas por diversas associações locais, proporcionando aos visitantes uma experiência autêntica dos sabores regionais. O presidente da Câmara Municipal explica que neste certame, também jovens alunos do curso de Restauração e Pastelaria vão preparar sopas para serem provadas.

Entre as iguarias apresentadas, destacam-se a sopa de gravanços com bacalhau, o caldo de castanha, a sopa de feijoca à Zebreira e a sopa de cogumelos. Estas receitas, muitas vezes ancestrais, são preparadas com ingredientes locais, e acabam por refletir a riqueza agrícola e culinária de Sernancelhe.

O festival não se limita à gastronomia, é também uma montra de artesanato e folclore. Durante o evento, os visitantes podem apreciar exposições de artes e ofícios, contactar com os usos e costumes locais e assistir a atuações de ranchos folclóricos provenientes de várias regiões do país.

O autarca frisa o agradecimento às associações e ao respetivo empenho na organização deste fim de semana: “É um reconhecimento da sua dedicação, empenho e trabalho, porque a receita que advém da compra da malga ou tigela reverte para as associações. As sopas são gratuitas”, lembra Carlos Santos.

pub
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Notícias relacionadas

Procurar