cd tondela famalicão liga portugal
museu aristides de sousa mendes casa do passal foto cm carregal do sal
turismo de portugaç escola de turismo lamego
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Mangualde » Festa, música e tradição no Carnaval de Quintela de Azurara

Festa, música e tradição no Carnaval de Quintela de Azurara

Evento decorre de 2 a 4 de março com bailes, música e jogos tradicionais em Mangualde

Carolina Vicente
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
19.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
19.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Festa, música e tradição no Carnaval de Quintela de Azurara

A aldeia de Quintela de Azurara, em Mangualde, prepara-se para receber o Carnaval entre os dias 2 e 4 de março, com um programa que inclui animação de rua, bailes, concertinas, tradições antigas e gastronomia típica.

As celebrações começam no domingo dia 2, com a Feirinha de Entrudo às 14h00. Meia hora depois, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde marca o ritmo, seguida, às 15h30, pela atuação da Alcatuna. À noite, às 21h30, realiza-se o Baile de Máscaras com a banda Uskadkasa.

Na segunda-feira, dia 3, a população reúne-se às 19h00 em torno de uma fogueira. Segue-se, às 19h30, um passeio noturno de BTT. A partir das 21h30, há animação de rua com o Grupo de Concertinas de Mangualde, a Escola de Música “A Pauta” de Vila Nova de Oliveirinha e o Grupo de Concertinas do Dão. Às 22h30, são servidas as tradicionais papas de milho e, às 23h45, sobe ao palco o grupo Bafo de Bode.

Na terça-feira de Carnaval, dia 4, as festividades começam cedo, às 5h00, com o “Cantar a Madrugada” e café preparado em panela de ferro. Durante a tarde, a Feirinha de Entrudo reabre às 14h00 e, quinze minutos depois, há animação de rua com grupos de bombos, bandas e teatro de rua. Às 17h15, realiza-se a Sacada, um jogo que se mantém há mais de dois séculos, no qual jovens mascarados desafiam os homens mais velhos. À noite, às 21h30, há teatro de palhaços, seguido de um espetáculo de fogo às 22h30. A procissão e leitura do testamento acontecem às 23h30, encerrando com o Enterro do Entrudo à meia-noite.

Antes do Carnaval, outras tradições já estão em curso. Esta quarta-feira, 19 de fevereiro, têm início os “Casamentos”, um momento em que os compadres anunciam os noivos fictícios da aldeia, com respostas afiadas das comadres no dia 26 de fevereiro. No dia 23, há o jogo da Panela de Barro às 15h00 e, uma hora depois, a Roda de Entrudo com danças populares.

O Carnaval de Quintela de Azurara mantém vivas as práticas ancestrais que envolvem a população e visitantes em dias de convívio.

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar