5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Douro recebe em 2027 um dos maiores concursos de vinhos do mundo

Douro recebe em 2027 um dos maiores concursos de vinhos do mundo

Região que abrange grande parte do norte do distrito de Viseu vai receber daqui a dois anos o Concurso Mundial de Bruxelas, um dos maiores do seu género no mundo, anunciou comunidade intermunicipal

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
20.02.25
fotografia: Facebook Concours Mondial de Bruxelles
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
20.02.25
Fotografia: Facebook Concours Mondial de Bruxelles
pub
 Douro recebe em 2027 um dos maiores concursos de vinhos do mundo

A região do Douro, que abrange grande parte do norte do distrito de Viseu, vai receber em 2027 o prestigiado Concurso Mundial de Bruxelas, considerada uma das maiores provas de vinhos do mundo.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro assinou esta quinta-feira (20 de fevereiro) o memorando de entendimento que permite a realização do evento no território entre maio e junho de 2027.

O evento reúne produtores de vinho de todo o mundo, bem como 400 especialistas e jornalistas internacionais que, daqui a dois anos, vão promover a região demarcada mais antiga do planeta. O Douro vai ser, assim, o “centro das atenções de toda a comunidade vinícola”.

“Com a realização do Concurso Mundial de Bruxelas, o Douro terá a oportunidade de promover a sua imagem como região vinícola de excelência a nível mundial, de atrair investimentos e fortalecer a sua economia local, de impulsionar o turismo e dar a conhecer a sua cultura e paisagens únicas, bem como de criar oportunidades para os produtores de vinho da região”, realça em comunicado a CIM Douro.

O presidente da comunidade intermunicipal, Luís Machado, vê o anúncio com “enorme satisfação”. “A candidatura foi escolhida com base no reconhecimento da absoluta singularidade da região e pelas condições técnicas que a proposta apresentou. Esta é uma oportunidade única para mostrar ao mundo a excelência dos nossos vinhos e a beleza da nossa região”, afirma.

O responsável acredita que o Concurso Mundial de Bruxelas vai ser “um marco na história” do Douro e do próprio evento e garante que o mesmo “contribuirá para o desenvolvimento económico e social da região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo. Em colaboração com diversas entidades regionais e nacionais, estamos empenhados em garantir que este evento seja um sucesso”.

Criado em 1994, o Concurso Mundial de Bruxelas conta todos os anos com mais de 15 mil inscrições e tem sido reconhecido mundialmente como um dos melhores e mais importantes concursos da sua categoria. Esta vai ser a terceira vez que o evento é realizado em Portugal, já que Lisboa o recebeu em 2006, seguindo-se Guimarães em 2012.

A CIM Douro abrange 19 concelhos, entre eles a maioria dos municípios do norte do distrito de Viseu: Armamar, Lamego, Moimenta da Beira. Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar