Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Douro recebe em 2027 um dos maiores concursos de vinhos do mundo

Douro recebe em 2027 um dos maiores concursos de vinhos do mundo

Região que abrange grande parte do norte do distrito de Viseu vai receber daqui a dois anos o Concurso Mundial de Bruxelas, um dos maiores do seu género no mundo, anunciou comunidade intermunicipal

 Douro recebe em 2027 um dos maiores concursos de vinhos do mundo - Jornal do Centro
20.02.25
fotografia: Facebook Concours Mondial de Bruxelles
partilhar
 Douro recebe em 2027 um dos maiores concursos de vinhos do mundo - Jornal do Centro
20.02.25
Fotografia: Facebook Concours Mondial de Bruxelles
pub
 Douro recebe em 2027 um dos maiores concursos de vinhos do mundo - Jornal do Centro

A região do Douro, que abrange grande parte do norte do distrito de Viseu, vai receber em 2027 o prestigiado Concurso Mundial de Bruxelas, considerada uma das maiores provas de vinhos do mundo.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro assinou esta quinta-feira (20 de fevereiro) o memorando de entendimento que permite a realização do evento no território entre maio e junho de 2027.

O evento reúne produtores de vinho de todo o mundo, bem como 400 especialistas e jornalistas internacionais que, daqui a dois anos, vão promover a região demarcada mais antiga do planeta. O Douro vai ser, assim, o “centro das atenções de toda a comunidade vinícola”.

“Com a realização do Concurso Mundial de Bruxelas, o Douro terá a oportunidade de promover a sua imagem como região vinícola de excelência a nível mundial, de atrair investimentos e fortalecer a sua economia local, de impulsionar o turismo e dar a conhecer a sua cultura e paisagens únicas, bem como de criar oportunidades para os produtores de vinho da região”, realça em comunicado a CIM Douro.

O presidente da comunidade intermunicipal, Luís Machado, vê o anúncio com “enorme satisfação”. “A candidatura foi escolhida com base no reconhecimento da absoluta singularidade da região e pelas condições técnicas que a proposta apresentou. Esta é uma oportunidade única para mostrar ao mundo a excelência dos nossos vinhos e a beleza da nossa região”, afirma.

O responsável acredita que o Concurso Mundial de Bruxelas vai ser “um marco na história” do Douro e do próprio evento e garante que o mesmo “contribuirá para o desenvolvimento económico e social da região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo. Em colaboração com diversas entidades regionais e nacionais, estamos empenhados em garantir que este evento seja um sucesso”.

Criado em 1994, o Concurso Mundial de Bruxelas conta todos os anos com mais de 15 mil inscrições e tem sido reconhecido mundialmente como um dos melhores e mais importantes concursos da sua categoria. Esta vai ser a terceira vez que o evento é realizado em Portugal, já que Lisboa o recebeu em 2006, seguindo-se Guimarães em 2012.

A CIM Douro abrange 19 concelhos, entre eles a maioria dos municípios do norte do distrito de Viseu: Armamar, Lamego, Moimenta da Beira. Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.

pub
 Douro recebe em 2027 um dos maiores concursos de vinhos do mundo - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Douro recebe em 2027 um dos maiores concursos de vinhos do mundo - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar