A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
O Teatro Ribeiro Conceição recebe no dia 3 de março a antestreia do documentário “O Diabo do Entrudo”. A longa-metragem realizada por Diogo Varela Silva foca-se no Entrudo de Lazarim, festividade da aldeia com o mesmo nome, em Lamego.
Antes de regressar a Portugal, o filme esteve em destaque no Dili International Film Festival. Já de volta ao território nacional, Diabo do Entrudo. O filme regressa ao concelho onde foi filmado para dar a conhecer a sua visão sobre o Entrudo de Lazarim.
Esta longa-metragem documental “mergulha na essência desta tradição ancestral, celebrada com as icónicas máscaras de madeira e um espírito festivo único”, afirmou a produtora do documentário. “Acho que as pessoas que ajudaram a fazer este filme e sobre quem ele retrata devem ser as primeiras a ver o meu olhar sobre esta tradição que, felizmente, insistem em manter e preservar”, assumi o realizador da longa-metragem.
A estreia comercial do documentário sobre Lazarim deve acontecer apenas no segundo trimestre deste ano. Antes disso, a película chega assim ao pública da aldeia lamecense num momento de celebração e reconhecimento de uma manifestação cultural do país.
O projeto contou com o apoio da Câmara Municipal de Lamego e o Instituto de Cinema e Audiovisual.