Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Proteção Civil alerta para neve, chuva e vento forte este fim de semana

Proteção Civil alerta para neve, chuva e vento forte este fim de semana

Aviso emitido esta quinta-feira é o segundo alerta de mau tempo em menos de uma semana. Neve vai cair nos pontos mais altos da Serra da Estrela esta sexta-feira

pub
 Proteção Civil alerta para neve, chuva e vento forte este fim de semana - Jornal do Centro
06.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Proteção Civil alerta para neve, chuva e vento forte este fim de semana - Jornal do Centro
06.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Proteção Civil alerta para neve, chuva e vento forte este fim de semana - Jornal do Centro

A Proteção Civil emitiu esta quinta-feira (6 de março) o segundo alerta de mau tempo em menos de uma semana. Chuva forte, granizo, trovoada, vento com rajadas até 100 quilómetros/hora nas terras altas e queda de neve são as previsões que justificam o aviso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A neve vai cair nos pontos mais altos da Serra da Estrela esta sexta-feira (dia 7), seguindo-se uma descida da cota para os 1.000 a 1.200 metros nas regiões Norte e Centro do país a partir de sábado (dia 8).

A Proteção Civil lembra que os episódios de precipitação, vento e queda de neve estão associados a inundações “causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”, cheias “potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”, deslizamentos, derrocadas e pisos escorregadios “devido à possível formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo e/ou neve”.

A ANEPC recorda também o “arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos” e o “desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas” por causa do vento forte, que também pode causar “acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública”. A autoridade alerta ainda para a possibilidade de desconforto térmico na população devido ao aumento da intensidade do vento.

A Proteção Civil apela à população que tome medidas preventivas para fazer face à eventualidade destas ocorrências como a redução da velocidade, o cuidado na circulação e permanência junto a árvores e ramos, a atenção para a eventual acumulação de neve ou lençóis de água nas estradas e evitar andar em vias atingidas pela neve.

A ANEPC também sugere garantir a desobstrução das águas pluviais, fixar andaimes, placards e outras estruturas suspensas, não atravessar zonas inundadas, restringir ao máximo possível os movimentos de veículos e de pessoas a pé nas zonas afetadas pela neve, retirar objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e retirar animais, equipamentos, veículos e outros bens das zonas confinantes das linhas de água.

Nas vias afetadas pela acumulação de neve, deve-se evitar viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais e também evitar circular com veículos pesados.

Mas, caso seja necessário andar na estrada, os condutores devem verificar o estado dos pneus, colocar correntes de neve, abastecer combustível para níveis que “permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetada”, verificar a bateria dos carros elétricos, garantir que os sistemas de aquecimento das viaturas estão a funcionar, e garantir comida e medicamentos, remata a Proteção Civil.

O distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir desta sexta-feira. Amanhã, o aviso de vento forte vigora das 09h00 às 18h00, enquanto o aviso de chuva forte vai das 15h00 às 21h00. No sábado, a chuva forte obriga a um novo alerta das 03h00 às 09h00 e, a partir das 15h00, há aviso amarelo de queda de neve. Este último alerta termina às 11h00 de domingo (dia 9).

pub
 Proteção Civil alerta para neve, chuva e vento forte este fim de semana - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Proteção Civil alerta para neve, chuva e vento forte este fim de semana - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar