IMG_5920
491468489_18312648808230559_5707996868069033945_n
corte trânsito
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

29.04.25

Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…

26.04.25

O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…

25.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Concelho » Oliveira de Frades » Autarca de Oliveira de Frades recusa adesão ao sistema das Águas do Douro e Paiva

Autarca de Oliveira de Frades recusa adesão ao sistema das Águas do Douro e Paiva

João Valério disse que comunicou à ministra do Ambiente que não aceita nem pretende aderir a tal sistema intermunicipal de abastecimento de água

 Autarca de Oliveira de Frades recusa adesão ao sistema das Águas do Douro e Paiva - Jornal do Centro
11.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autarca de Oliveira de Frades recusa adesão ao sistema das Águas do Douro e Paiva - Jornal do Centro
11.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autarca de Oliveira de Frades recusa adesão ao sistema das Águas do Douro e Paiva - Jornal do Centro

 O Município de Oliveira de Frades recusa aderir, de imediato, ao sistema das Águas do Douro e Paiva, embora o possa fazer no futuro, disse hoje o presidente da Câmara.

“O Município comunicou à ministra do Ambiente e Energia, no prazo que lhe foi concedido para se pronunciar, que não aceita nem pretende aderir a tal sistema intermunicipal de abastecimento de água”, disse João Valério à agência Lusa.

Isto, porque “o Município de Oliveira de Frades tem um sistema próprio e autónomo de abastecimento de água pública no seu território e pretende manter em exclusivo esse sistema de abastecimento, não tendo presentemente necessidade nem intenção de aderir a qualquer rede intermunicipal de abastecimento de água pública”.

O presidente, que cumpre o primeiro mandato eleito pela coligação PSD/CDS-PP, afirmou que a tomada de posição foi enviada na segunda-feira à ministra do Ambiente e Energia, uma vez que hoje era o último dia para os municípios reagirem.

O autarca enviou uma nota à agência Lusa na sequência da aprovação em Conselho de Ministros, na sexta-feira, de um decreto-lei que abrange nove municípios, um do distrito de Aveiro (Vale de Cambra) e os restantes do de Viseu.

O decreto-lei “procede à integração dos municípios de Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vale de Cambra, Viseu e Vouzela no sistema multimunicipal de abastecimento de água do sul do Grande Porto, gerido pela Águas do Douro e Paiva, S.A.”.

João Valério admitiu que este projeto de decreto-lei “é uma porta aberta para a adesão, mas Oliveira de Frades, para já, não tem interesse”.

“Fica a porta aberta para, no futuro, na eventual necessidade de poder aderir de forma total ou parcialmente”.

Questionado sobre se pediu a adesão ao sistema de Águas do Douro e Paiva, Valério disse que “Oliveira de Frades nunca concluiu qualquer negociação no sentido de manter, no imediato, o interesse na adesão”.

Também o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, admitiu, na quinta-feira, recorrer aos tribunais para impedir o alargamento do sistema multimunicipal das Águas do Douro e Paiva ao sistema de Fagilde, por ser “um negócio altamente penalizador para os consumidores”.

Em conferência de imprensa, o autarca de Mangualde, eleito pelo PS, disse ter sido surpreendido com a aprovação daquele diploma, que aconteceu antes do fim do prazo que o gabinete da ministra do Ambiente tinha dado ao município para se pronunciar (hoje).

A “aprovação precipitada deste projeto de Decreto-Lei decorre claramente a necessidade de evitar que os municípios se pronunciem sobre um diploma que visa, por via legislativa e unilateral, a imposição do sistema das Águas do Douro e Paiva à região”, sustentou

Opinião diferente tem o autarca do Sátão. Alexandre Vaz diz que adesão do município às Águas do Douro e Paiva vai acabar com os problemas de seca no verão.

pub
 Autarca de Oliveira de Frades recusa adesão ao sistema das Águas do Douro e Paiva - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Autarca de Oliveira de Frades recusa adesão ao sistema das Águas do Douro e Paiva - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar