Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » V.N. Paiva » O interior também é um bom palco, diz presidente de Vila Nova de Paiva

O interior também é um bom palco, diz presidente de Vila Nova de Paiva

A primeira edição do Barrelas Fest, em 2024, foi um sucesso. Com um cartaz com a banda James como cabeça de carta e outros artistas nacionais, o festival atraiu mais de seis mil pessoas na sua estreia

 O interior também é um bom palco, diz presidente de Vila Nova de Paiva - Jornal do Centro
13.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 O interior também é um bom palco, diz presidente de Vila Nova de Paiva - Jornal do Centro
13.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 O interior também é um bom palco, diz presidente de Vila Nova de Paiva - Jornal do Centro

No coração do distrito de Viseu, Vila Nova de Paiva é um concelho que está a reinventar-se. A vila tem provado que o interior de Portugal deve e pode ser tão dinâmico como qualquer parte do país. Na BTL, em Lisboa, o município mostra algumas das suas “riquezas”.

Barrelas Fest: o festival que colocou Vila Nova de Paiva no mapa

Tudo começou há dois anos, quando a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva decidiu apostar num grande festival de verão. “Sentimos que havia uma lacuna na região em termos de festivais de verão e se fosse para fazer, tinha de ser algo em grande”, explica Paulo Marques, presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva.

A autarquia procurou demonstrar que “é possível fazer um festival a sério, com um cartaz a sério, num concelho do interior.” De modo a tentar combater o centralismo e trazer grandes eventos para a região de Viseu, conseguiram provar que com força de vontade tudo se consegue. 

A primeira edição do Barrelas Fest, em 2024, foi um sucesso. Com um cartaz com a banda James como cabeça de carta e outros artistas nacionais, o festival atraiu mais de seis mil pessoas na sua estreia. Um sonho que com trabalho de toda a equipa se transformou realidade e se tornou “num grande dia para Vila Nova de Paiva”. Para além de todas as pessoas que atraiu para o local do evento, o impacto económico superou as expetativas, com os alojamentos e restauração completamente lotados. 

Na edição de 2025, o festival cresce para dois dias. Com nomes como Gabriel O Pensador e os Capitão Fausto, a expectativa é atrair ainda mais visitantes e mais retorno financeiro para a vila. Realizado no estádio municipal de Pedralva, nos dias 29 e 30 de agosto, o evento conta novamente com nomes internacionais de sucesso e dá também palco aos melhores artistas nacionais. Um festival considerado family-friendly e com espaço para acampamento gratuito a 500 metros.

Um refúgio de natureza 

Não só o Barrelas Fest dá música aos habitantes de Vila Nova de Paiva. Durante todo o ano, a autarquia procura levar à vila artistas nacionais que aquecem a alma dos residentes no inverno, quando normalmente não há tanta oferta cultural na região.

Mas Vila Nova de Paiva não é só música. O concelho é também um local ideal para os amantes da natureza, e o Parque Botânico Arbutus é um dos seus maiores trunfos. O espaço, dedicado à conservação e promoção da biodiversidade, é o local ideal para caminhadas e piqueniques.

Com uma variedade impressionante de flora, incluindo espécies autóctones como o medronheiro (arbutus), é o lugar ideal para famílias, grupos de amigos ou até para quem quer simplesmente usufruir da própria companhia e procura um momento de tranquilidade.

Diversão para todos os gostos

Para quem procura mais agitação e atividades mais dinâmicas, Vila Nova de Paiva tem ótimas sugestões. Uma das atrações com mais visitas de aventureiros é o Kartódromo de Vila Nova de Paiva. Dirigido especialmente para os amantes do automobilismo é também uma boa sugestões para quem gosta das emoções que a condução de um kart provoca. 
A pista tem uma extensão de 920 m e uma largura constante de 8,20 m, sendo a primeira do género no distrito de Viseu. 

Outro local para passar um bom serão seja sozinho, com amigos ou em família é o espaço Mira Paiva Bowling. Dos principais locais de diversão da região, conta com seis pistas e um salão de jogos. 

Porque visitar Vila Nova de Paiva?

Vila Nova de Paiva é um concelho que promete surpreender pela capacidade de unir cultura, natureza e diversão. A ousadia de realizar o Barrelas Fest colocou a vila no mapa dos grandes eventos musicais do país, transformando a música em turismo e reconhecimento para a região. O festival veio salientar que o interior pode realizar eventos tão grandes em quantidade e qualidade como qualquer cidade.

Mas há muito mais que música para ouvir em Vila Nova de Paiva. Aqui encontra um refúgio de paz e biodiversidade, ou de agitação e movimento com atividades como o bowling e o karting. Não há uma receita de sucesso, mas juntar estas ofertas à hospitalidade das gentes locais, faz com que Vila Nova de Paiva seja um lugar que merece ser visitado.

pub
 O interior também é um bom palco, diz presidente de Vila Nova de Paiva - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 O interior também é um bom palco, diz presidente de Vila Nova de Paiva - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar