Benção carrinha São João do Monte 4
crianças mão dada foto genérica
CD Tondela claque
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…

09.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Cultura » Festival Lugar Futuro (Viseu) abre com a Companhia Ballet Júnior da Madeira

Festival Lugar Futuro (Viseu) abre com a Companhia Ballet Júnior da Madeira

Festival arranca esta sexta-feira e apresenta cinco primeiras peças da autoria de jovens coreógrafos. Este sábado, estreia “The Soul of Dominique, an ode to life”, da coreógrafa vencedora da edição anterior

 Festival Lugar Futuro (Viseu) abre com a Companhia Ballet Júnior da Madeira - Jornal do Centro
14.03.25
fotografia: Guilherme Fernandes
partilhar
 Festival Lugar Futuro (Viseu) abre com a Companhia Ballet Júnior da Madeira - Jornal do Centro
14.03.25
Fotografia: Guilherme Fernandes
pub
 Festival Lugar Futuro (Viseu) abre com a Companhia Ballet Júnior da Madeira - Jornal do Centro

Começa esta sexta-feira (14 de março) em Viseu o festival de dança Lugar Futuro, com uma sessão de filmes para público escolar às 15h00 no Teatro Viriato, com cinema de animação e dança. Às 19h00, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) exibe o filme “Epilogue (Extinction)” de Yi Png Tan e Leonard Yes e apresenta os espetáculos “Crisálida” da Companhia Ballet Júnior da Madeira, “The Rite of Spring” da Companhia de Hila Nachshonov e “When…?” de Moses Olayinka Akintunde.

O festival apresenta cinco primeiras peças da autoria de jovens coreógrafos de Portugal, Espanha, Grécia e Israel, selecionadas de um total de mais de 200 candidaturas de 39 países. Também em destaque está uma estreia absoluta agendada para sábado (dia 15).

Amanhã, o Teatro Viriato apresenta o filme “Olhares” de Alexia Fernandes e as coreografias “Offcut” da Companhia Presente (companhia de dança da escola Lugar Presente), “Breathe” e “Circle” da Escola de Dança Artística Silvija Hercigonja e “RECORD: qué nos va a pasar?” de Mar Garcia e Javi Soler. Ainda na noite de amanhã, é apresentado em estreia absoluta “The Soul of Dominique, an ode to life”, da coreógrafa neerlandesa Robin Kroes, vencedora da edição anterior do Lugar Futuro.

Já no domingo (dia 16), a partir das 17h00, o IPDJ recebe a última ronda de apresentações do Lugar Futuro com o filme “Burn from the inside” de Mthuthuzeli November e performances de alunos da Escola Superior de Dança (“Utopias de um Domingo”, “Mundo dor.mente” e “Fragmento de mim”), da dupla Beatriz Mira e Tiago Barreiros (“The horMoans – is that all there is”) e de Lida Doumouliaka (“Chase the Rabbit”).

O Lugar Futuro mantém uma componente interativa com o público, que poderá votar numa peça, que vai permitir ao coreógrafo vencedor desenvolver uma nova obra para apresentar na edição seguinte.

O evento é organizado pela escola de dança Lugar Presente e reúne coreógrafos, bailarinos e estudantes de dança de diversas partes do mundo para uma programação de três dias que inclui espetáculos, ‘masterclasses’, vídeo-dança (através da parceria com o festival InShadow) e conversas com o público no Teatro Viriato, no Instituto Português do Desporto e da Juventude e no Lugar Presente.

A parceria com a Escola Superior de Dança também se repete, com a apresentação de trabalhos de alunos do Mestrado em Dança. A que se juntam este ano as parcerias com a Escola de Dança do Funchal, que traz a Viseu o seu Ballet Júnior da Madeira e com a Escola Artística Sivija Hercigonja da Croácia, que se apresentam pela primeira vez em Viseu.

Além da programação em Viseu, o festival vai permitir o acompanhamento a nível global através da transmissão por ‘live streaming’. O Lugar Presente adiantou que pretende encontrar formas de levar o evento a outras regiões do país. Esta é a quinta edição do festival que leva a Viseu bailarinos e coreógrafos de todo o mundo.

pub
 Festival Lugar Futuro (Viseu) abre com a Companhia Ballet Júnior da Madeira - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Festival Lugar Futuro (Viseu) abre com a Companhia Ballet Júnior da Madeira - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar