IMG_5920
491468489_18312648808230559_5707996868069033945_n
corte trânsito
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

29.04.25

Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…

26.04.25

O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…

25.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Diário » Quatro regiões demarcadas presentes na montra de vinhos de Armamar

Quatro regiões demarcadas presentes na montra de vinhos de Armamar

Regiões do Douro, Távora-Varosa, Dão e Bucelas representadas na Montra Vínica de Armamar, que decorre de 28 a 30 de março. Provas comentadas, palestras, showcookings e conversas com especialistas do setor fazem parte da programação

 Quatro regiões demarcadas presentes na montra de vinhos de Armamar - Jornal do Centro
19.03.25
fotografia: Facebook Câmara de Armamar
partilhar
 Quatro regiões demarcadas presentes na montra de vinhos de Armamar - Jornal do Centro
19.03.25
Fotografia: Facebook Câmara de Armamar
pub
 Quatro regiões demarcadas presentes na montra de vinhos de Armamar - Jornal do Centro

As regiões demarcadas do Douro, Távora-Varosa, Dão e Bucelas vão estar representadas na Montra Vínica de Armamar, que decorre no último fim de semana de março (28 a 30 de março).

A Câmara de Armamar divulgou esta quarta-feira (19 de março) a programação da Montra Vínica, “uma experiência sensorial completa” que inclui provas comentadas, palestras, showcookings e conversas com especialistas do setor, além da presença de sommeliers e críticos que trazem “análises detalhadas sobre perfis aromáticos, tendências de mercado e um tomar do pulso ao presente e ao futuro dos vinhos portugueses”.

A programação abre no dia 28 com o cortejo etnográfico “Douro – Paisagens com História”, protagonizado pelos alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira.

O desfile, marcado para as 14h30, propõe uma homenagem às gentes que moldaram os socalcos vinhateiros classificados como Património Mundial da UNESCO. Depois, às 17h00, acontece a cerimónia oficial de abertura, que conta com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Administração do Território, Silvério Regalado.

Durante o fim de semana da Montra Vínica, os visitantes vão poder participar em provas comentadas, conduzidas por enólogos. Vítor Paiva vai conduzir às 20h30 do dia 28 a prova de vinhos da Vinha dos 7 Anos. Já Cristina Machado apresenta os espumantes Fraga da Pena da Cooperativa Agrícola do Távora a partir das 17h30 do dia 29. No dia 30, às 14h30, Emídio Bacelar dá a conhecer os vinhos da Quinta da Chinchorra.

Também na programação está previsto um workshop de iniciação à prova de vinhos, conduzido pela Confraria dos Vinhos do Douro. A sessão está marcada para as 19h00 do dia 29.

A experiência também vai ser enriquecida com showcookings conduzidos por chefs e enólogos. A Câmara de Armamar destaca a sessão que junta o chef Óscar Geadas, detentor de uma estrela Michelin, e o enólogo Jorge Alves, numa harmonização com vinhos da Quinta do Tedo marcada para as 18h00 do dia 29.

Os outros showcookings incluem harmonizações com vinhos da Quinta Val Moreira (com o chef André Carmo e o enólogo Ricardo Gomes, às 12h30 do dia 29), vinhos biológicos (com o chef Hugo Aguiar, às 19h30 do dia 29), Quinta de São José do Barrilário (com o chef Luís Guedes e os enólogos Maria de Serpa Pimentel e João Silva Sousa, ao meio-dia do dia 30) e Vall da Nogueirinha (com o chef Hugo Laranjeira e o enólogo Rui Pinto, às 16h30 do dia 30).

Outro dos destaques da Montra Vínica é o debate sobre o futuro da enologia, marcado para as 15h30 do dia 30, com a participação de jovens enólogos de Armamar que vão discutir desafios e oportunidades do setor. Moderada pelo jornalista Luís Mendonça, a mesa redonda promete insights valiosos sobre inovação na produção vinícola.

A animação também vai marcar todo o evento com espetáculos de Rita Gomes e Daniel Cardoso (22h00 do dia 28), Grupo ¾ (22h00 do dia 29) e Fernando Pereira (17h30 do dia 30), entre outros. A magia faz parte do cartaz com o ilusionista Rúben Félix (21h00 do dia 29).

Para os amantes de natureza e vinho, a Montra Vínica inclui ainda uma caminhada marcada para as 15h00 do dia 28. O percurso de nove quilómetros proporciona um “contacto direto com a beleza da paisagem rural”, sublinha a Câmara de Armamar, que destaca a importância da Montra Vínica na promoção da região e dos seus vinhos.

“Com a viticultura e a fruticultura no seu ADN, Armamar reafirma-se como um destino de excelência para o enoturismo, consolidando a Montra Vínica como um evento imperdível para quem deseja conhecer o que de melhor se faz na região”, acrescenta.

O evento vai reunir alguns dos mais prestigiados produtores, enólogos, chefs e apreciadores e promete celebrar a identidade e a tradição vitivinícola das regiões demarcadas do Douro, Távora-Varosa, Dão e Bucelas. Estas duas últimas zonas, convidadas deste ano, vão ser representadas pelos municípios de Tábua e Loures, respetivamente.

pub
 Quatro regiões demarcadas presentes na montra de vinhos de Armamar - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Quatro regiões demarcadas presentes na montra de vinhos de Armamar - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar