5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Viseu » PS questiona autarquia de Viseu sobre aumento de “núcleos precários e degradados”

PS questiona autarquia de Viseu sobre aumento de “núcleos precários e degradados”

João Azevedo disse aos jornalistas que “núcleos precários e degradados” existem em algumas zonas do concelho e estão a aumentar

Micaela Costa
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
27.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
27.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 PS questiona autarquia de Viseu sobre aumento de “núcleos precários e degradados”

Os vereadores do Partido Socialista (PS) questionaram o presidente da Câmara Municipal de Viseu sobre “núcleos precários e degradados” que existem nalgumas zonas do concelho e que dizem estar a aumentar.

“Chegamos às portas da cidade e vemos barracas e parece que ninguém fala sobre isso. Isto tem décadas”, disse o vereador do PS João Azevedo aos jornalistas, acrescentando que esta situação é sentida nas freguesias de São João de Lourosa e Silgueiros e “junto à [autoestrada] A25, na zona de Teivas”.

O socialista disse que, neste âmbito, “as políticas públicas nunca aconteceram” e que em causa está a saúde pública. “É preciso tomar medidas claras sobre esta matéria e o que está aqui em causa é a vida das pessoas, o respeito pelas pessoas, pelas crianças, pela educação e cultura”.

João Azevedo disse ainda que estes núcleos estão a aumentar e que, se fossem os socialistas, não deixariam que isso acontecesse. “Nós não deixaríamos que os núcleos crescessem, com as forças da proteção civil, de segurança, forças claramente identificadas na estrutura social do município. Precisamos de saber qual é o mapeamento e levantamento que existe no concelho de Viseu”, disse.

Questionado, o presidente do município, Fernando Ruas, esclareceu que trata-se de pessoas que “estavam na Rua José Branquinho, em casas particulares” pertencentes a um empresário que “comprou umas terras para os lados de Teivas e deu-lhas”.

O autarca explicou que, “apesar de estarem em terras próprias”, as construções foram feitas ilegalmente.

“Fizemos uma reunião com o Ministério Público, a PSP, a Polícia Municipal e a Proteção Civil, no sentido de ver como se vai atuar nestas situações” e também nos casos em que são feitas ocupações ilegais de casas do município, como tem acontecido sobretudo no Bairro de Paradinha, contou.

Fernando Ruas disse que as situações que conhece e que existem “há muitos anos” são a de Teivas e outra na estrada que liga Vila Chã de Sá a Passos de Silgueiros.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar