A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Arranca este sábado (24 de julho) a segunda edição do Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa, tendo como tema “A Casa”.
O ciclo, que conta com a curadoria de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente e foi recentemente premiado com o Prémio de Inovação e Criatividade da Associação Portuguesa de Museologia, vai apresentar sete exposições.
As mostras vão estar patentes num formato híbrico físico e virtual, sendo apresentadas no espaço e nas plataformas digitais do Museu de Lamego, no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e na Torre Fortificada de Ucanha, bem como nos sítios digitais do Mira Forum.
Em comunicado, o Museu de Lamego explica que “A Casa” propõe “percorrer diferentes modos de viver, ocupar e representar o espaço que habitamos”, realçando o confinamento motivado pela pandemia da Covid-19 que “acrescentou às nossas casas outros usos além da habitação”, como trabalho, lazer e estudo.
Nas sete exposições, vão estar patentes fotografias de Alfredo Cunha, Inês d’Orey, Júlio de Matos, Lucília Monteiro, Paulo Pimenta e Sérgio Rolando, além de 50 fotografias tiradas com dispositivos móveis que vieram de todo o mundo e foram escolhidas no âmbito do concurso internacional MIRA Mobile Prize.
No Museu de Lamego, Alfredo Cunha apresenta casas de bairros sociais a campos de refugiados, passando por zonas rurais e urbanas, entre outras. Já como resultado de uma residência artística realizada em parceria com o Solar da Porta dos Figos, Sérgio Rolando propõe uma reflexão sobre a presença arquitetónica da casa no território e no envolvente de Lamego. As fotografias escolhidas pelo MIRA Mobile Prize irão ocupar os corredores do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.
O ciclo contempla ainda o universo online com quatro exposições vídeo de Inês d’Orey, Júlio de Matos, Lúcia Monteiro e Paulo Pimenta, que poderão ser acompanhadas através de projeções no Museu de Lamego ou dos canais de YouTube do Museu de Lamego e do Mira Forum.
A iniciativa vai prolongar-se até 31 de outubro de 2021.