cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Cultura » A história de um teatro nacional durante a ditadura na Casa da Ribeira

A história de um teatro nacional durante a ditadura na Casa da Ribeira

pub
 A história de um teatro nacional durante a ditadura na Casa da Ribeira - Jornal do Centro
27.05.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 A história de um teatro nacional durante a ditadura na Casa da Ribeira - Jornal do Centro
27.05.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 A história de um teatro nacional durante a ditadura na Casa da Ribeira - Jornal do Centro

A Casa da Ribeira, em Viseu, recebe a partir da próxima sexta-feira (3 de junho) a exposição “Quem és tu?”, que olha para a história do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e cruza-a com o regime do Estado Novo.

A exposição estará patente até 24 de junho no museu municipal de Viseu e faz parte da “Odisseia Nacional”, organizada em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança e que põe o D. Maria II num périplo pelo país fora em mais de 90 municípios, enquanto o espaço cultural em Lisboa está encerrado para obras.

A exposição “dá conta de um período da história” do Teatro D. Maria II, “traçando paralelismos com a realidade política e social do país, à época”, explica o espaço cultural.

“A concessão do Teatro Nacional D. Maria II à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro acompanhou 45 dos 48 anos da ditadura do Estado Novo, tendo-se iniciado em 1929 – três anos depois da instauração da ditadura militar –, e sido continuamente renovada, incluindo em 1964, após o incêndio que encerrou o edifício. Só a revolução levaria ao fim do contrato, em 1974”, especifica o teatro de Lisboa.

Segundo a instituição, esta “mostra estabelece ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social, sublinhando relações entre os espetáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a perceção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão”.

A inauguração realiza-se pelas 16h00 de sexta-feira, seguida de uma visita orientada pelo curador da exposição, Tiago Bartolomeu Costa.

Haverá também um debate sobre dimensões históricas e políticas, a partir das temáticas que servem de base à mostra, no dia 14 de junho, pelas 17h30, na Casa da Ribeira. No mesmo dia, pelas 16h00, Tiago Bartolomeu Costa realiza uma visita guiada à exposição. No dia 17 de junho, às 10h30, realiza-se uma oficina para famílias.

pub
 A história de um teatro nacional durante a ditadura na Casa da Ribeira - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 A história de um teatro nacional durante a ditadura na Casa da Ribeira - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar