Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
As crianças da Misericórdia de Lamego estão a viver, desde o início do verão, uma “experiência sensorial única” através do tato, do olhar, dos ouvidos e do cheiro.
As crianças do jardim de infância e do Centro de Apoio Educativo da instituição têm explorado a área envolvente da Quinta do Poço no projeto “Quinta dos Sentidos”, onde os mais novos poderão descobrir o que a natureza tem de melhor.
Segundo explica a Misericórdia, na “Quinta dos Sentidos”, os brinquedos “são, muitas vezes, criados e reinventados a partir de materiais encontrados na Quinta do Poço ou então vindos de outros locais”.
Lá, as crianças participam em atividades de leitura e pintura, brincam ao faz-de-conta e jogam em atividades físicas que combatem o sedentarismo. Com esta iniciativa, a instituição propõe atividades que contrastam com o “entretenimento digital a que os mais novos estão cada vez mais habituados”.
Depois do verão, a Misericórdia quer abrir as portas da iniciativa a toda a comunidade escolar do concelho de Lamego, introduzindo também novas valências.
O provedor da Santa Casa, António Carreira, diz-se satisfeito com a experiência e refere que o objetivo é “contribuir para o seu bem-estar e que tenham, deste modo, uma infância mais saudável ao ar livre”.
“Brincar no meio da Natureza estimula a criatividade e imaginação e alarga o seu conhecimento em diferentes áreas. No fundo, criámos uma grande sala de atividades ao ar livre que é um fator diferenciador da nossa educação pré-escolar, em comparação com as restantes instituições”, acrescenta.