A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…
No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…
A Academia STEM de Mangualde e o seu modelo foram elogiados como um exemplo a seguir no encontro internacional “Educating the Educators V”, que decorreu recentemente no Chipre.
O evento de educação STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) reuniu especialistas, investigadores e educadores de todo o mundo para discutirem os desafios e as oportunidades da educação científica e matemática no século XXI.
“Constatámos, mais uma vez, que o modelo que estamos a implementar é altamente reconhecido no estrangeiro, tal como em Portugal, pelo facto de a Câmara Municipal de Mangualde, ser a única que tem a visão de investir numa equipa especializada, exclusivamente dedicada a desenvolver o projeto STEM junto da comunidade escolar, que é o que nos permite concretizar este projeto de forma diferenciadora”, explica Fábio Ribeiro, coordenador da Academia STEM.
No “Educating the Educators V”, foram discutidos os desafios e as oportunidades da inteligência artificial na educação, realizaram-se workshops e foi visitado um centro de educação ambiental. Os participantes concordaram que é prioritário reforçar no futuro o investimento na educação STEM.
A Academia STEM – a única academia do género em Portugal que detém em simultâneo dois selos de excelência, tendo conquistado recentemente as distinções STEM School Label Expert e NBS School Expertise da Scientix – adapta os currículos à realidade local e tem parcerias com várias empresas de Mangualde que recebem os alunos para atividades práticas.
“Este é um aspeto que nos distingue porque os alunos não se limitam a fazer uma visita guiada a um local. Efetivamente, aprendem a aplicar os conhecimentos teóricos, o que lhes permite compreender e valorizar as matérias de forma mais efetiva e, consequentemente, a alcançarem uma aprendizagem mais sólida”, diz Fábio Ribeiro.
O coordenador da Academia STEM acrescenta que o projeto “causa muito impacto”. “Chegámos a ouvir, nomeadamente de Agueda Gras-Velazquez – uma referência europeia na área da educação STEM – porque não existem em Portugal mais academias STEM como a de Mangualde”, refere.
Já o vereador da Educação na Câmara de Mangualde, Rui Costa, refere que a presença no “Educating the Educators V” demonstra que o município está “na linha da frente” com a aposta na educação STEM. A Academia STEM de Mangualde é desenvolvida junto dos alunos do Agrupamento de Escolas local.