Bispo papa francisco
Reunião Cm Tondela 22 abril 2025 2
urgencias_0
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.04.25

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
joão azevedo lordosa viseu a24
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Água mais barata e investimentos na rede de abastecimento nos concelhos das Águas do Planalto

Água mais barata e investimentos na rede de abastecimento nos concelhos das Águas do Planalto

Além da redução no valor da fatura, o aditamento ao contrato de concessão por 11 anos vai permitir um pacote de investimentos na rede de abastecimento, de 500 mil euros por ano, ou a criação de duas Estações de Tratamento de Água (ETA) em Mortágua e Tondela, no valor total de três milhões de euros.

Micaela Costa
 Água mais barata e investimentos na rede de abastecimento nos concelhos das Águas do Planalto - Jornal do Centro
24.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Água mais barata e investimentos na rede de abastecimento nos concelhos das Águas do Planalto - Jornal do Centro
24.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Água mais barata e investimentos na rede de abastecimento nos concelhos das Águas do Planalto - Jornal do Centro

Os concelhos que integram a Águas do Planalto vão começar a poupar na fatura da água, mas também vão poder ter um melhor serviço e mais investimentos na rede de distribuição. Estas foram as garantias dadas esta segunda-feira (24 de março) durante a apresentação da novidade, que aconteceu nas instalações do Planalto Beirão, em Tondela.

Os responsáveis falam num “momento histórico” e em negociações duras que vão agora sentir-se “no bolso e nas torneiras” dos clientes dos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua (distrito de Coimbra) e Tondela. Estes concelhos integravam atualmente a lista de municípios com a tarifa mais cara do país.

A redução no tarifário, que deverá começar a sentir-se já a partir de junho, é de 33 por cento para os clientes domésticos, para os clientes comerciais e industriais a diminuição é de 13,4% nas tarifas e há ainda alterações na tarifa social onde serão garantidas reduções de até 80% para pessoas e famílias em situação de carência económica.

Além da redução no valor da fatura, o aditamento ao contrato de concessão com a empresa por 11 anos e nove meses vai permitir um pacote de investimentos na rede de abastecimento, de 500 mil euros por ano, ou a criação de duas Estações de Tratamento de Água (ETA) em Mortágua e Tábua, no valor total de três milhões de euros.

“Estamos a viver um momento histórico com esta redução bastante significativa da tarifa da água nestes cinco municípios”, disse o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, que é também presidente da Associação de Municípios do Planalto Beirão.

Já o autarca de Carregal do Sal, Paulo Catalino, destacou a coragem dos presidentes de câmara para alcançar estes resultados, destacando que também a autarquia e as juntas de freguesia vão poder poupar.

“Era determinante resolvermos um problema sentido no bolso das famílias, que é o tarifário ser muito alto. Os presidentes de câmara tiveram coragem, numa altura delicada, para poder reduzir estes tarifários e vai ser sentido efetivamente na vida das pessoas, que era o nosso grande propósito. Mantermos a qualidade, melhorarmos algumas cláusulas do contrato, mas, sobretudo, fazer com que as pessoas sentissem no dia a dia esta redução que, no nosso entender, é muito substantiva, um terço do tarifário é algo que nos orgulha a todos”, frisou.

O presidente do município de Mortágua, Ricardo Pardal, salientou a consciência social que pautou as negociações, de forma a garantir que famílias com dificuldades financeiras, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou famílias numerosas.

“O foco foi nos domésticos, mas há aqui também a preocupação com as questões sociais. Parece-me que foi um esforço enorme por parte do concessionário e por parte dos municípios para chegarmos a este entendimento e parece-nos que repõe justiça neste contrato. Foi esse o objetivo e parece-nos que com este aditamento o conseguimos fazer”, salientou.

A autarca de Tondela, Carla Antunes Borges, sublinhou o pacote de investimentos que agora vão poder ser feitos e esclareceu que o Caramulo também passa a integrar este sistema de distribuição de água.

“Tem como objetivo principal fazer face às remodelações de rede, manutenções de rede, permitindo pequenas extensões de rede dentro daquilo que é o objeto da concessão inicial. Este aspeto é muito importante porque foi também o trabalho que a Associação realizou, nomeadamente pelos seus presidentes”.

Por fim, o presidente da Câmara Municipal de Tábua destacou a criação de uma ETA no concelho e frisou que os municípios devem continuar a “fazer mais e melhor”.

“Os autarcas aqui sentados, além de todo este procedimento daquilo que é as águas, têm e tiveram sempre a visão de conseguir criar robustez e resiliência no serviço de água. E essa é a prioridade, é perceber que temos que fazer mais e melhor e continuar a fazer este trajeto na questão da falta de água que chega à casa das pessoas, que não tem sido colocada em cima de mesa”, finalizou.

pub
 Água mais barata e investimentos na rede de abastecimento nos concelhos das Águas do Planalto - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Água mais barata e investimentos na rede de abastecimento nos concelhos das Águas do Planalto - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar