festival de leituras CEM Palcos
contentor roupa têxtil resíduos texteis
estrada municipal cortada cinfães
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » P. Castelo » Aldeia em Penalva do Castelo vai criar um balão de S. João

Aldeia em Penalva do Castelo vai criar um balão de S. João

 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph
20.06.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph
20.06.23
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Aldeia em Penalva do Castelo vai criar um balão de S. João

A Associação A Eira, no concelho de Penalva do Castelo, organiza este fim de semana uma oficina de construção do balão de São João, uma tradição recuperada há três anos na aldeia de Arvoredo, na freguesia de Lusinde.

A ideia é construir um balão com dois a três metros, num verdadeiro “momento de convívio”, como explicou Carlos Rodrigues, presidente da Associação.

“A construção do balão é uma tradição da aldeia que parou de se fazer há uns 30 anos. Há três anos a associação reativou a iniciativa que acaba por ser um momento de convívio e onde se contam histórias antigas”, disse.

Papel, cola ou uma estrutura em arame para segurar a chama são alguns dos materiais usados para a construção do balão que tem contado com cerca de meia centena de participantes. A oficina vai ter lugar no adro de Igreja Matriz de Arvoredo, no sábado (24 de junho) às 16h00. No domingo (dia 25), o balão será lançado ao final do dia.

As inscrições para a oficina são gratuitas e estão abertas até quinta-feira (dia 22), já a inscrição na sardinhada, que acontece no domingo a partir das 18h00, terá um custo de seis euros com direito a sardinhas e pão.

Carlos Rodrigues, presidente da Associação A Eira, explicou ainda que o lançamento do balão é feito “tendo em conta as condições relativas a incêndios. “Se estivermos em risco de incêndio o lançamento é feito de forma controlada, preso por uma corda”, frisou.

pub
 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph

Notícias relacionadas

Procurar