Four men signing documents at a formal meeting in a wood-paneled room with flags in the background, microphones on the table, and water glasses nearby.
Rota da Cabra e do Lobo são pedro do sul
Three men seated on a beige couch on stage; the middle man is smiling and gesturing as he talks, holding a cup clear glass in his other hand.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Home » Destaque » “Aldeias com História” do Jornal do Centro entre os mais de 300 filmes do Festival Internacional de Cinema de Turismo

“Aldeias com História” do Jornal do Centro entre os mais de 300 filmes do Festival Internacional de Cinema de Turismo

Edição número 17 do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo vai decorrer de 22 a 25 de outubro na Lousã

23.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
23.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

O programa “Aldeias com História”, uma produção Tell Me a Story para o Jornal do Centro, está entre os mais de 300 filmes que estarão a concurso na 17.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que vai decorrer de 22 a 25 de outubro na Lousã.

O programa, lançado em 2020 e com cinco temporadas produzidas, tem percorrido várias aldeias, dando a conhecer a sua história e tradições, como se vivia antigamente e como se vive nos dias de hoje. Este ano, foi distinguido com o prémio de Media no Turismo na oitava edição dos Prémios AHRESP.

A organização do ART&TUR destaca a dimensão da edição deste ano do festival. “Temos este ano filmes de 43 países e cinco competições ao mesmo tempo: duas competições para filmes submetidos ao concurso, competição nacional e internacional, mas para além disso o ART&TUR contribui para a produção de conteúdos que valorizam o local onde acontece, com o Art&Factory, pela primeira vez o Art& Storytelling e o Blogging”, destacou o diretor do Festival ART&TUR, Francisco Dias.

A 17.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo vai decorrer na vila da Lousã, no distrito de Coimbra. Ao todo, concorrem 302 filmes, de 43 países, sendo cerca de metade de nacionalidade portuguesa.

Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu esta segunda-feira (23 de setembro) no Teatro Municipal da Lousã, Francisco Dias explicou que o Festival terá um júri nacional e internacional, sendo este último dirigido pelo artista digital Aldo di Russo.

“São 44 peritos das várias áreas, de 24 nacionalidades e de cinco continentes. O júri tem 15 pessoas com doutoramento e teremos connosco um Óscar de Hollywood de 2012”, indicou.

Aos jornalistas, o também vice-presidente da CPFC – Centro de Portugal Film Commission disse ainda que nos três primeiros dias “a porta está aberta a toda a gente”, ficando para a tarde do último dia a cerimónia de entrega dos prémios (total de 67).

A programação foi organizada por sessões temáticas de filmes finalistas, antecedidas por mesas redondas, sendo no primeiro dia a língua oficial o português e nos restantes o inglês.

Já o presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, evidenciou a importância deste evento “não só para a região, mas também para o país”, realçando a grande participação nacional e internacional.

“Vão ficar aqui na nossa Região Centro, na Lousã, três ou quatro dias. Criam toda uma dinâmica na região e uma notoriedade para a marca da Região Centro, pelo impacto que o festival tem na comunicação social, não só nacional como internacional”, sustentou, acrescentando ainda que o sucesso de um desses filmes, gravado nesta zona do território, também pode ser um atrativo para se conseguir mais turistas.

Sobre o evento, o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, considerou que confere prestígio e notoriedade acrescida à programação que apresentaram para o Teatro Municipal, bem como para a marca Lousã.

“Vai ter vários impactos positivos diretos para a Lousã, desde logo o acréscimo de pessoas que virão e conhecerão a Lousã, toda a dinâmica que vai criar no concelho e ainda o que vai ser produzido com base naquele que é o território e marcas identitárias da região. Em termos indiretos, vai significar promoção e notoriedade acrescidas”, referiu.

O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo é organizado em parceria pelo Turismo Centro de Portugal, Câmara Municipal da Lousã, Cine-Teatro da Lousã e diversas instituições locais, contando com 12 categorias: alterações climáticas, ambiente e ecologia; arte e criatividade, aventuras e expedições; cultura e património; destinos turísticos; desporto e lazer, inovação no turismo, música e dança, produtos turísticos, questões de turismo sustentável e serviços turísticos.

Faz parte do CIFFT – rede de festivais internacionais de cinema de turismo, uma rede que visa contribuir para posicionar as melhores estratégias de vídeo marketing a nível global, reunindo, durante quatro dias, os melhores produtores audiovisuais e especialistas em turismo de todo o mundo.

É, desde 2018, um festival itinerante na Região Centro, tendo passado por Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém e Caldas da Rainha.

No próximo ano irá realizar-se no Fundão, seguindo para Ovar e Castelo Branco nos anos seguintes.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar