Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua participaram em mais uma iniciativa do projeto Erasmus+ que junta a instituição de ensino, bem como escolas de Noruega, Dinamarca, Alemanha, Eslovénia e Eslováquia.
No encontro decorrido entre 4 e 8 de abril em Bratislava, capital da Eslováquia, os alunos do projeto “NEMESIS – New Media in Democratic Societies” fizeram “várias atividades no âmbito do Projeto, integrados em grupos de trabalho internacionais”.
Segundo o Agrupamento, o trabalho desenvolvido culminou na “publicação, em diversas redes sociais, de artigos sobre temas por si selecionados e que têm como objetivo intervir socialmente de forma efetiva, procurando influenciar positivamente o público a quem se destinam, e constituindo, por isso, uma das múltiplas formas de intervenção na vida democrática que este projeto lhes tem proporcionado”.
Os alunos e professores tiveram também a oportunidade de conhecer a cultura eslovaca, contactar com o sistema de ensino daquele país e conviver com os restantes participantes das escolas parceiras. A semana encerrou com uma visita guiada a Viena, capital da Áustria. “Foi uma experiência extremamente enriquecedora para todos e que contribuiu de forma relevante para a sua formação enquanto cidadãos europeus”, refere o Agrupamento de Mortágua.
O projeto terá ainda uma sexta e última atividade na Eslovénia e que receberá apenas os professores, já na fase de conclusão e avaliação. Os trabalhos realizados em cada país são partilhados com os colegas via Internet e publicados num site, entre outras formas de divulgação.
O NEMESIS contempla a realização de seis encontros de trabalho a ter lugar em cada uma das seis escolas participantes durante cinco dias e envolvendo alunos e professores, decorrendo desde 2019.
Entre os dias 7 e 11 de março, o Agrupamento de Escolas de Mortágua recebeu as escolas parceiras, com vinte alunos estrangeiros e dez professores.
“Este projeto tem sido, sem dúvida, uma oportunidade excecional para os alunos contactarem com povos e culturas diferentes, promovendo deste modo a tolerância e a solidariedade no espaço europeu. É, igualmente, uma ocasião única para promover o concelho de Mortágua e a região envolvente”, acrescenta o Agrupamento de Escolas.