Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Pavilhão Cidade de Viseu recebe este fim de semana uma nova edição do Torneio Internacional de Andebol de Viseu. Durante dois dias, sete equipas, quatro nacionais e três internacionais vão lutar pelo primeiro – e único – troféu de pré-temporada do andebol português. Este ano haverá uma novidade. Decorrerá no domingo, às duas da tarde, também no Pavilhão Cidade de Viseu a primeira edição do Torneio Internacional VIDA de Andebol em Cadeira de Rodas. As seleções de Portugal e Espanha vão lutar pela taça, num jogo que, tal como todos os outros, terá transmissão televisiva.
O presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada, mostra-se satisfeito por levar em diante esta ideia que nasceu num projeto que teve origem em Viseu: o “Andebol 4all”, em português, andebol para todos. “Há a vontade de termos, no mínimo, uma equipa desta região nos campeonatos nacionais e provas oficiais da Federação de Andebol de Portugal. Este ano vamos organizar, em Portugal, na cidade de Leiria, o Mundial e Europeu de andebol em cadeira de rodas, por isso há uma série de fatores para termos o primeiro troféu de andebol em cadeira de rodas associado ao torneio”, refere Joaquim Escada.
O dirigente acrescenta que “os responsáveis da seleção espanhola que vão estar connosco, já nos pediram para nos reunirmos durante o torneio porque querem organizar uma situação semelhante, numa cidade espanhola”, referindo que, essa situação, dá “alento, força e responsabilidade”. Joaquim Escada refere que “o desporto é para todos e o andebol também”.
Nesse jogo, detalha o presidente da Associação de Andebol de Viseu, haverá algumas “nuances e adaptações por via das diferenças que as pessoas têm na vida e no jogo”. O encontro terá duas partes de 20 minutos e “decorrerá de acordo com as regras do andebol indoor, mais algumas adaptações por via das diferenças das pessoas”, descreve Joaquim Escada.
A dois dias do Torneio Internacional de Andebol de Viseu, Joaquim Escada assegura que estas últimas horas resultam em “muito trabalho” e em “contactos de última hora”. O responsável pelo andebol distrital deixa a garantia de que está a ser organizado um “torneio de grande categoria e dimensão para preparar a 25ª edição, no próximo ano”.
Em jogo vão estar quatro clubes portugueses – FCPorto, Benfica, Águas Santas e Académico de Viseu, um clube espanhol – CB Ademar León, uma equipa francesa – HBC Nantes e os suecos do Onnereds HK.
O primeiro jogo é esta sexta-feira, às sete da tarde e vai opor Académico de Viseu e Onnereds HK. O último acontece domingo, dia 21, às quatro da tarde entre o Benfica e o Ademar León. Pelo meio, a primeira edição do Troféu Internacional VIDA, de andebol em cadeira de rodas, entre as seleções de Portugal e Espanha.