Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O escritor António Canteiro vai receber o Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira neste fim de semana, em Lamego.
O júri da iniciativa elegeu a obra poética “O sol incendeia o alarido das cigarras”, escrita pelo poeta, como a vencedora da primeira edição do galardão. António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, já foi autor de várias obras publicadas.
O júri justifica a sua escolha pelo facto de a obra conter “uma poesia sem excessos, culta e coerente, onde nada sobra, e que transfigura palavras perdidas no tempo em valor literário, misturando e plasmando afetos entre a geografia humana e telúrica”.
O vencedor vai agora receber 3.000 euros de prémio pela distinção. A cerimónia de atribuição do prémio decorre este domingo (5 de junho), pelas 18h00, no Teatro Ribeiro Conceição, no âmbito do festival literário “Lamego, Cidade Poema”.
O júri foi composto por José do Carmo Francisco, representante da Associação Portuguesa de Escritores, José Pedro Leite, representante da Câmara de Lamego e curador do “Lamego, Cidade Poema”, e António Martins, representante da Rede de Bibliotecas de Lamego.
Instituído pela autarquia de Lamego, o Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira homenageia o poeta com o mesmo nome natural do concelho.