A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O bailarino, coreógrafo e investigador de dança António M Cabrita é o novo diretor de programação do Teatro Viriato, anunciou esta terça-feira (17 de setembro) o espaço cultural.
A decisão foi tomada pela direção do Centro de Artes do Espetáculo de Viseu (CAEV), que administra o Teatro Viriato. António M Cabrita, que sucede a Henrique Amoedo na direção e vive há alguns anos em Viseu, é descrito em comunicado como um “profundo conhecedor do Teatro Viriato e da sua missão” e portador de um “currículo vasto e amplamente premiado”.
Citado na nota, António Cabrita diz que o Teatro Viriato tem contribuído para o seu percurso, “não apenas enquanto artista, mas também como público, pessoa, companheiro, pai e amigo”. O novo diretor vai assumir funções no dia 1 de outubro.
Como responsável pela programação, o coreógrafo vai propor uma visão para o futuro do Teatro Viriato “em sintonia com a trajetória que ele já percorreu e com as vastas possibilidades de futuro” e quer colocar em prática uma proposta que cumpra a missão que o CAEV definiu para o Teatro Viriato e que a amplie.
Essa mesma proposta vai incluir uma abordagem que facilite “conexões entre diferentes disciplinas artísticas, comunidades e contextos culturais respondendo de forma ágil e relevante aos desafios e transformações da sociedade contemporânea”.
“Reconhecendo o elevado padrão de qualidade e excelência da equipa, considero que o Teatro Viriato não só se mantém como um dos organismos culturais mais importantes do país, como também, a partir da sua localização estratégica no território nacional, numa área de crescente dinamismo social, tem o potencial de se afirmar, nos próximos anos, num projeto cultural e artístico singular, projetando-se de forma cada vez mais sustentada no futuro”, disse António Cabrita.
Segundo o Teatro Viriato, a escolha do coreógrafo para diretor foi feita “após um processo de seleção criterioso que valorizou a experiência profissional e artística, o conhecimento do território em que o Teatro Viriato se insere, a capacidade de gestão de projetos artísticos, a valorização da missão desta instituição e o espírito crítico necessário para que o Teatro Viriato se possa afirmar cada vez mais no panorama nacional e internacional das artes performativas como um exemplo de serviço público”.
A direção do CAEV, presidida por Júlia Alves, salientou que a principal preocupação no processo foi a de “encontrar uma pessoa com qualidades humanas de excelência, disponível para revigorar este projeto em conjunto com a equipa profissional e especializada do Teatro Viriato e que conseguisse alavancar esta instituição para mais 25 anos e potenciar o território onde ela se insere”.
Os dirigentes do Centro de Artes do Espetáculo acreditam que António Cabrita tem “o perfil e percurso indicado para projetar o Teatro Viriato no futuro da inovação tecnológica, da sustentabilidade ambiental e económica, respondendo assim aos desafios emergentes, sem nunca esquecer o seu passado histórico”. Também desejam “votos de sucesso” ao novo diretor.
O antigo diretor artístico do teatro, Henrique Amoedo, felicita a escolha de António Cabrita e reconhece-o como “um grande conhecedor do panorama artístico nacional e internacional” que “sempre manteve uma proximidade com o Teatro Viriato”. O fundador da companhia Dançando com a Diferença apresentou demissão em junho, citando razões de ordem pessoal e familiar.
Natural de Lisboa, António M Cabrita trabalhou com diversos coreógrafos ao longo da carreira na dança e fez espetáculos para a sua própria estrutura artística e para outras companhias como a Companhia Instável ou a Companhia Nacional de Bailado.
O seu percurso também tem sido marcado pela parceria com a coreógrafa e bailarina São Castro. Juntos, foram diretores da Companhia Paulo Ribeiro entre 2017 e 2021, durante a vigência em Viseu. António Cabrita fundou ainda em 2019 a associação cultural Play False, da qual é presidente.
Atualmente, o novo diretor do Teatro Viriato frequenta o mestrado em Criação Artística e Práticas Profissionais na Escola Superior de Dança de Lisboa.