Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Viseu » APPACDM inaugura café-galeria em Viseu para estar “mais próxima das pessoas”

APPACDM inaugura café-galeria em Viseu para estar “mais próxima das pessoas”

Docemente II abriu portas esta sexta-feira (14 de fevereiro) e disponibiliza café e galeria. Projeto é da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu

Micaela Costa
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
14.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
14.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 APPACDM inaugura café-galeria em Viseu para estar “mais próxima das pessoas”

Uma cafetaria que é também galeria é o mais recente espaço do centro histórico de Viseu. O projeto é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu e abriu portas esta sexta-feira (14 de fevereiro), no número 55 da Rua D. Duarte.

“A Docemente vai ajudar numa dimensão muito humanizada, numa dimensão muito próxima das pessoas e sentir o que é a essência humana. A cafetaria é no coração da cidade e pretende chegar rápido ao coração dos viseenses”, disse na cerimónia de inauguração o presidente da associação.

Pedro Baila Antunes explicou que a Docemente II “além da vertente de cafetaria, vai ter um espaço de galeria, workshop, debates e reuniões” e que “é muito pelos sabores, porque tem coisas saborosas, mas também vai ser muito pelo lado humano”.

Na inauguração esteve o presidente da Câmara Municipal de Viseu que salientou que este espaço “vai trazer mais calor ao coração de Viseu”.

“Na área social, temos a sorte de ter instituições espetaculares e a APPACDM é uma delas. Quero agradecer em nome da comunidade pelo trabalho que têm feito. Estaremos aqui sempre que o entenderem para, daquilo que nos é possível, dar o nosso melhor”, disse Fernando Ruas.

O projeto Docemente II foi alvo de uma candidatura da instituição ao Prémio Capacitar do BPI e da Fundação La Caixa, que acabou por premiou a APPACDM Viseu. Já a localização do espaço resulta de um protocolo de colaboração entre a instituição e a autarquia.

Está é a segunda cafeteria criada pela instituição, a primeira foi inaugurada em março de 2024 na própria sede, em Repeses.

pub
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Notícias relacionadas

Procurar