ultima reuniai executivo psd viseu
miguel 7 estacas
amarelo sopro
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vila nova tazem vinho uvas
Oliveiras - Quinta do Malhô
Tony-Carreirajpg
Home » Notícias » Cultura » Aquilino Ribeiro nasceu há 136 anos

Aquilino Ribeiro nasceu há 136 anos

pub
 Aquilino Ribeiro nasceu há 136 anos
13.09.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Aquilino Ribeiro nasceu há 136 anos
13.09.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Aquilino Ribeiro nasceu há 136 anos

Foi há 136 anos que nasceu o escritor Aquilino Ribeiro. A efeméride foi recordada esta segunda-feira (13 de setembro) pela Câmara de Sernancelhe, o concelho onde nasceu o autor de obras como “Quando os Lobos Uivam”, “Volfrâmio”, “Terras do Demo” e “Romance da Raposa”.

O escritor nasceu no dia 13 de setembro de 1885 na povoação de Carregal. Numa breve nota, a autarquia de Sernancelhe recorda que Aquilino Ribeiro “é considerado um dos romancistas mais fecundos da primeira metade do século XX, uma referência da literatura portuguesa e um símbolo da liberdade”.

Para celebrar a efeméride, a Câmara vai promover uma campanha de requisição de obras do autor até sexta-feira (dia 17) na Biblioteca Municipal.

Em comunicado, a autarquia recordou que a sua obra “explica o País, e muito particularmente as terras do interior onde nasceu e cresceu e que viria a classificar de Terras do Demo”.

“Conhecido como o Mestre, Aquilino Ribeiro é uma personalidade nacional que temos de ler e admirar. Aliás, é fundamental que percebamos a sua herança, pois sem ela Sernancelhe e esta região que eternizou seria, efetivamente, mais pobre”, escreveu o município.

V. N. Paiva: exposição sobre Aquilino Ribeiro no Museu Rural de Pendilhe

Depois de ter nascido em Carregal, no concelho de Sernancelhe, em 1885, Aquilino Ribeiro foi batizado em Vila Nova de Paiva e cresceu em Moimenta da Beira.

Figura opositora da monarquia e do Estado Novo, o autor protagonizou uma vasta carreira literária que teve como grandes marcos as obras “O Malhadinhas”, “Terras do Demo”, “Quando os Lobos Uivam”, “O Homem da Nave”, “Cinco Réis de Gente” e “Romance da Raposa”, entre outras.

Chegou a ser proposto para o Prémio Nobel da Literatura e a estar preso no atual Solar do Vinho do Dão em Viseu, e foi professor do ensino secundário. Viveu durante vários anos em Lisboa, onde morreu a 27 de maio de 1963, aos 77 anos. Aquilino Ribeiro é considerado um dos grandes autores da língua e literatura portuguesa, com honras de Panteão Nacional.

Em Viseu, na Rua Formosa, existe um monumento dedicado em homenagem ao escritor.

pub
 Aquilino Ribeiro nasceu há 136 anos

Outras notícias

pub
 Aquilino Ribeiro nasceu há 136 anos

Notícias relacionadas

Procurar