Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) apresenta esta segunda-feira (19 de julho) uma nova coleção de moedas comemorativas com a figura de Aristides de Sousa Mendes, o antigo cônsul natural de Carregal do Sal que salvou milhares de judeus do regime nazi na Segunda Guerra Mundial.
O objeto é apresentado em Cabanas de Viriato, no dia em que se assinalam os 136 anos do nascimento do antigo diplomata e também o feriado municipal de Carregal do Sal.
Rita Assis, diretora de marketing da INCM, justifica a criação desta moeda dedicada a Aristides de Sousa Mendes com a necessidade de vincar de forma permanente a memória do ex-cônsul de Bordéus.
“Com as moedas comemorativas, nós cunhamos personalidades, eventos e efemérides relevantes para a cultura e a civilização. Penso que não há dúvidas de que Aristides de Sousa Mendes é uma figura muitíssimo relevante do século XX e é muito reconhecido em todo o mundo porque existe hoje uma enorme quantidade de descendentes de sobreviventes que, de outra forma, nunca teriam existido. Ele era conhecido como um justo entre os justos que salvaram vida e tiveram um papel muito importante na proteção dos direitos humanos”, diz.
Segundo Rita Assis, há três moedas disponíveis: ouro e prata “que têm um acabamento mais especial e têm um valor comercial superior porque têm um metal precioso e um acabamento mais cuidado”, bem como um “acabamento de moeda normal”. Só em prata, há 2.500 moedas à venda. Já as moedas de circulação normal rondam os 25 mil.
A diretora da INCM refere que a moeda de Aristides já provocou uma corrida nas lojas, tendo sido várias as pessoas que quiseram reservar a compra dos exemplares. Rita Assis diz que houve uma grande curiosidade com as moedas.
“Há pessoas que compram todas as moedas e manifestaram o seu interesse como manifestam em todas as outras moedas. Também há pessoas que se interessam pelo tema que é celebrado e, como anunciamos com 15 dias de antecedência a data em que a moeda vai ser disponibilizada para compra nas lojas, colocámos a possibilidade de reserva e logo aí começou a haver manifestação de interesse das pessoas que queriam reservar”, explica.
A diretora fala mesmo em “muito movimento” tanto nas lojas como na Internet e não esconde a satisfação com a elevada procura. “Obviamente, ficamos muito satisfeitos quando pomos à disposição do mercado uma coisa que é acolhida com tanta satisfação”, conclui.
O mote das moedas é “Nunca esquecer – em memória do holocausto”.