Close-up of a printed page showing the bold title 'Voltar no Tempo' on a gray banner, resting on a dark surface.
estgv _ Politecnico de Viseu
refood viseu
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Home » Notícias » Diário » Artesão de Nandufe (Tondela) é candidato ao Prémio Nacional do Artesanato 2023

Artesão de Nandufe (Tondela) é candidato ao Prémio Nacional do Artesanato 2023

Promotional yellow banner advertising free, simple bus travel in Portuguese with bold text and logos at top and bottom.
pub
08.12.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
08.12.23
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

José António Antunes, serralheiro e artesão, natural de Nandufe, no concelho de Tondela, é finalista do Prémio Nacional do Artesanato 2023 na categoria de empreendedorismo e inovação.

O artesão é um dos cinco nomeados ao galardão atribuído pelo Instituto Português do Emprego e Formação Profissional (IEFP). As votações para o prémio abriram a 6 de dezembro e terminam no próximo dia 18.

Das mãos de José António Antunes, da J.Arte, já saíram inúmeras peças artísticas, todas criadas a partir de porcas, parafusos, correntes, rolamentos, molas e anilhas, materiais que ganharam desta forma uma nova vida.

Recentemente o artesão executou uma nova peça, “O Poças”, recriando a cesta típico de Nandufe, numa homenagem aos cesteiros da sua terra natal. O primeiro exemplar desta peça foi entregue, a 26 de setembro, à presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, na reunião pública do executivo municipal.

José António Antunes é presença habitual no Artesanatus, o mercado de artesanato promovido pela autarquia e que decorre sempre no primeiro domingo de cada mês na entrada do Parque Urbano da cidade.

O Município de Tondela felicita o artesão por chegar à fase de votações deste prémio e apela a toda a população do concelho para que vote em José António Antunes.

O Prémio Nacional do Artesanato, integrado no Programa de Promoção das Artes e Ofícios, é atribuído bianualmente. Este palmarés foi criado com o objetivo de promover a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo os artesãos portugueses, valorizando as competências técnicas e profissionais e a capacidade estética dos artesãos.

O galardão integra 6 categorias: Grande Prémio Carreira; Prémio Empreendedorismo e Inovação; Prémio Jovens Talentos; Prémio Investigação; Prémio Promoção para Entidades Privadas; Prémio Promoção para Entidades Públicas.

Serralheiro desde a adolescência, José António Antunes está a conseguir transformar em peças artísticas as ideias que lhe povoam a cabeça. Pondo em prática a expressão “lixo de uns, tesouro de outros”, das suas mãos já saíram dezenas de peças que tem levado a feiras de artesanato.

Do seu espólio atual, constam peças mais pequenas e simples, como flores ou crucifixos, e outras maiores e mais trabalhosas, como um barco e um chapéu de ‘cowboy’.

A primeira vez que José António expôs as suas peças em público foi em setembro de 2022, quando acompanhou Fausto Dinis, outro artesão de Nandufe, no stand que este tinha na Feira Industrial e Comercial do Concelho de Tondela (FICTON). Este ano foi o vencedor do Prémio FIADA, Feira Internacional de Artesanato, Design e Outras Artes que se realizou na Covilhã.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar