5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Assembleia da CIM Viseu Dão Lafões aprova orçamento de 20 milhões de euros

Assembleia da CIM Viseu Dão Lafões aprova orçamento de 20 milhões de euros

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Assembleia da CIM Viseu Dão Lafões aprova orçamento de 20 milhões de euros

A assembleia intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões aprovou na segunda-feira (13 de dezembro), com duas abstenções, o orçamento para 2022 a CIM Viseu Dão Lafões com orçamento de 20 milhões de euros para 2022.

O documento “tem um grande destaque na área da mobilidade e transportes, com o alargamento do Projeto de transporte flexível em Viseu Dão Lafões já avança para a segunda fase”, frisou o presidente da CIM, Fernando Ruas.

O projeto de mobilidade arrancou a 4 de outubro em seis dos 14 municípios que constituem a CIM Viseu Dão Lafões: Aguiar da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela. A iniciativa começou com 26 taxistas e 20 circuitos.

“Tendo em conta a procura que começou a ter, depois de duas a três semanas, houve o passa a palavra e, por ser projeto piloto, fomos fazendo ajustamentos, nomeadamente em horários e alargámos ao fim de semana também e, a partir de fevereiro do próximo ano estará disponível em toda a CIM”, explicou o secretário executivo Nuno Martinho, que foi reconduzido para um novo mandato.

O turismo, a cultura, a floresta, a Ecopista do Vouga e a concretização de Sistema de Informação Cadastral Simplificado estão também em destaque no documento estratégico das atividades para 2022.

O presidente da CIM, Fernando Ruas, assumiu que no decorrer do próximo ano “haverá uma atenção especial para o pacto na área do Desenvolvimento e Coesão Territorial, no âmbito do novo quadro financeiro plurianual, de forma a que haja mesmo coesão territorial”.

A assembleia intermunicipal aprovou também, com 44 votos a favor e um em branco, a recondução do atual secretário executivo Nuno Martinho para os próximos quatro anos de mandato.

Fernando Ruas, que foi eleito a 27 de outubro para presidente da CIM, apresentou “a pouca atividade” neste período e de onde destacou três reuniões: com o coordenador do combate à pandemia na região Centro e secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo; com o vice-presidente das Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, e com a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.

Em causa esteve o “pedido para as ”, IP3 fechado para obras durante três semanas em fevereiro entre Viseu e Coimbra e a “falta de projeto para o IC12”, que liga Mangualde a Santa Comba Dão, e ainda um pedido para um “olhar benevolente” para os projetos da CIM Viseu Dão Lafões.

Os temas das reuniões aqueceram os ânimos entre os deputados intermunicipais, alguns também nacionais, e as acusações entre os eleitos pelo PS e pelo PSD acabaram por ocupar parte do tempo.

Um debate que causou “desagrado” a outros deputados, alguns estreantes, que subiram ao púlpito para pedir para o debate intermunicipal “não ser confundido com o da Assembleia da República”, até porque, defenderam, “o importante é a região unida, independentemente dos partidos políticos de cada” um.

A sessão decorreu no auditório do Edifício Multiusos de Nelas.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar