corrida montanha castro daire
mega presépio tarouca
confraria
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
confraria
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
Home » Notícias » Diário » Assembleia Municipal de Nelas aprova contas com prejuízo de 1,6 ME e dívida de 17,6 ME

Assembleia Municipal de Nelas aprova contas com prejuízo de 1,6 ME e dívida de 17,6 ME

pub
 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu
04.05.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu
04.05.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Assembleia Municipal de Nelas aprova contas com prejuízo de 1,6 ME e dívida de 17,6 ME

A Câmara de Nelas fechou 2021 com um prejuízo de 1,6 milhões de euros e uma dívida de 17,6 milhões, anunciou a autarquia.

As contas foram aprovadas, mas não pela atual maioria autárquica do PSD. Na Assembleia Municipal, o documento teve a concordância de seis membros eleitos do PS e também do presidente da Junta da União de Freguesias de Santar e Moreira (também eleito pelo PS), com 16 abstenções.

Já na Câmara, as contas tiveram também a abstenção do executivo presidido por Joaquim Amaral e de uma vereadora do PS e votos favoráveis de dois outros vereadores socialistas.

Num comunicado, o executivo da Câmara de Nelas informou que apresentou as contas “no respeito pela lei e pelo princípio democrático da gestão autárquica, mesmo não concordando com as opções tomadas pelo anterior executivo” liderado por Borges da Silva (PS), que “mereceram e merecem críticas”. O anterior presidente da Câmara perdeu as últimas eleições autárquicas do ano passado no concelho para Joaquim Amaral.

Segundo a maioria, o resultado líquido negativo registado em 2021 perpetuou “o ciclo do anterior executivo do Partido Socialista, com gastos acima dos rendimentos e que levaram à grave situação financeira em que a autarquia se encontra, limitando a mesma a serviços mínimos e sem liquidez necessária para satisfazer a todas as necessidades das populações”.

Em oito anos de governação do agora partido de oposição, acrescenta o executivo, a Câmara de Nelas “acumulou prejuízos de 5,5 milhões de euros”, enquanto a dívida contratada e em provisões “atingiu no final de 2021 mais de 17,6 milhões de euros”.

A estes números, acresce a “baixa taxa de execução global quer na despesa, quer na receita, dado que a execução se situa abaixo dos 85% pelo segundo ano consecutivo”. Por esta razão, argumenta o executivo, o Município será alvo de um alerta da Direção-Geral das Autarquias Locais “que lhe poderá trazer penalizações”.

“Em 2021 todos os indicadores económico/financeiros registaram um significativo agravamento face a 2020, nomeadamente a liquidez imediata, que reduziu drasticamente”, considerou o executivo PSD-CDS.

Além da “falta de cálculo dos fundos disponíveis”, o mesmo apontou como exemplo de “má gestão” o aumento do prazo médio de pagamentos “que, de acordo com os documentos apresentados, foi de 136 dias, ultrapassando o limite previsto na Lei”. “Os documentos de prestação de contas do município espelham as dificuldades e constrangimentos financeiros a que a autarquia está sujeita”, referiu.

Atendendo a esta “pesada e difícil herança”, o executivo admitiu que “não tem muita margem de manobra financeira” e que terá de tomar medidas para garantir a sustentabilidade do município, “sem descurar a concretização de projetos e atividades” no concelho.

Dívida da autarquia de Nelas pode atingir os 21 milhões de euros, alerta executivo, a autarquia de Nelas tinha revelado que o executivo iria pedir uma auditoria e sindicância à Inspeção Geral das Finanças e comunicar às autoridades competentes sobre a situação financeira do município, encarada como “muito grave”.

pub
 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu

Outras notícias

pub
 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar