Festival Mosaico
hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
viseu rockfest_miguel guerra photos
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Destaque » Autarquia de Lamego reabilita histórico Palacete dos Padilhas

Autarquia de Lamego reabilita histórico Palacete dos Padilhas

Município e Turismo do Porto e Norte de Portugal assinaram contrato de comodato por 30 anos

 Autarquia de Lamego reabilita Palacete dos Padilhos
12.12.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autarquia de Lamego reabilita Palacete dos Padilhos
12.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autarquia de Lamego reabilita Palacete dos Padilhos


O Palacete dos Padilhas, em Lamego, vai ser reabilitado para receber alguns dos serviços municipais do concelho. O Município e a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) celebraram um contrato de comodato por 30 anos, através do qual foi cedido à autarquia o histórico Palacete, onde até agora funcionou a delegação de Lamego daquela entidade ligada à promoção turística. A autarquia cedeu, em contrapartida, também por 30 anos, a utilização de uma sala e de um gabinete da antiga escola primária, situada junto ao Bairro de Alvoraçães, para o desenvolvimento das suas atividades.

Na sessão de assinatura, o presidente Francisco Lopes e o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, falaram num acordo “profícuo” para as duas instituições. Ambos recordaram que já trabalham em parceria em vários projetos e iniciativas, nomeadamente no Douro & Porto Wine Festival, o maior festival dedicado ao vinho e à gastronomia da Península Ibérica.

“Na sequência desta estreita colaboração e envolvimento, o Palacete dos Padilhas é um imóvel que, pela sua excelente localização e relevância patrimonial, pode ser melhor rentabilizado, albergando, por exemplo, alguns serviços municipais ou equiparados. Após a sua reabilitação, temos algumas ideias que vamos concretizar”, revelou Francisco Lopes.

Os serviços prestados pela delegação de Lamego da TPNP já estão em funcionamento na antiga escola. O atual edifício acolhe ainda a Beira-Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro, a Associação de Municípios do Vale Douro Sul e a Delegação de Lamego da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM DOURO).

O Palacete foi habitado, pelo menos por algum tempo, pela nobre família dos Padilhas, mas a sua construção deve-se a outras famílias, conforme demonstram as insígnias armoriais lavradas no brasão.

À semelhança do que aconteceu com quase todos os palacetes de Lamego, também este edifício foi alvo de algumas modificações, embora a sua arquitetura tenha ainda algumas marcas renascentistas. A construção foi inspirada na traça existente na casa cabidoal da Sé de Lamego. Destaque para o teto, considerado um dos mais apreciáveis que se podem ver em casas solarengas.

O brasão é esquartelado e exibe os emblemas heráldicos dos Pintos, dos Coutinhos, dos Tavares e Vilhenas.

O Banco Nacional Ultramarino esteve aqui instalado durante várias décadas mas a partir dos anos oitenta a Região de Turismo Douro Sul ocupou o imóvel para instalação dos seus serviços.

pub
 Autarquia de Lamego reabilita Palacete dos Padilhos

Outras notícias

pub
 Autarquia de Lamego reabilita Palacete dos Padilhos

Notícias relacionadas

Procurar