White hatchback car with a local health unit logo parked on a cobblestone square under a blue sky.
Four men signing documents at a formal meeting in a wood-paneled room with flags in the background, microphones on the table, and water glasses nearby.
Rota da Cabra e do Lobo são pedro do sul
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Home » Notícias » Diário » Autarquia de Nelas adia transferência de competências na saúde

Autarquia de Nelas adia transferência de competências na saúde

Promotional yellow banner advertising free, simple bus travel in Portuguese with bold text and logos at top and bottom.
pub
24.03.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
24.03.23
Fotografia: Jornal do Centro
Promotional yellow banner advertising free, simple bus travel in Portuguese with bold text and logos at top and bottom.
pub

A Câmara de Nelas adiou a transferência de competências na área da saúde. A autarquia rejeitou a mais recente proposta da tutela, alegando que não estão garantidos os “recursos financeiros, humanos e patrimoniais adequados às necessidades” do município e das unidades de saúde do concelho.

O presidente da autarquia, Joaquim Amaral (PSD), argumentou que o auto de transferência proposto pelo Ministério da Saúde e pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) “não garante as preocupações sentidas pelos serviços, profissionais de saúde e comunidade, face às responsabilidades a assumir pela autarquia”, obrigando a Câmara a adiar “uma vez mais” a sua assinatura.

“Neste sentido e nos termos propostos e definidos no documento apresentado, não estão garantidos os recursos financeiros, humanos e patrimoniais adequados às necessidades do Município, das Unidades de Saúde Familiar Coração da Beira de Canas de Senhorim e Estrela do Dão de Nelas e ainda dos Polos de Saúde de Santar e de Carvalhal Redondo”, conclui a autarquia.

O executivo de Nelas promoveu recentemente uma reunião para discutir a descentralização de competências e eventuais soluções para o futuro dos espaços de saúde do município.

Na reunião o presidente da Câmara reiterou que era necessário garantir o financiamento para a requalificação das duas unidades de saúde familiar do concelho (Nelas e Canas de Senhorim) e a contratação de mais profissionais de saúde e administrativos “para possibilitar o bom funcionamento” dos serviços.

Joaquim Amaral também exige o alargamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde de Nelas até à meia-noite de segunda a sexta-feira e aos sábados. A USF local .

Na reunião com o adjunto do ministro da Saúde, Eduardo Leal, e com a presidente da ARSC, Rosa Reis Marques, foram também discutidos os valores a transferir para o assumir das competências da saúde, nomeadamente as despesas correntes mensais de eletricidade e água e os valores relativos à gestão, manutenção e conservação dos imóveis, que a autarquia considera insuficientes “devido à antiguidade dos edifícios e equipamentos”, bem como os valores relativos aos trabalhadores.

A Câmara de Nelas espera que estes assuntos sejam resolvidos de forma urgente em nome da “qualidade de vida e bem-estar dos munícipes” e que o processo de descentralização conclua “da melhor forma, em particular com melhores serviços de saúde prestados às populações”.

Esta transferência de competências na área da saúde só entra em vigor quando cada uma das câmaras assinar com a administração central um auto que especifique o que é transferido e as contrapartidas.

Entre as competências a descentralizar nesta área está a responsabilidade pela gestão operacional e financeira dos centros de saúde da respetiva área geográfica, designadamente a manutenção, conservação e gestão dos equipamentos (exceto equipamentos médicos), a participação no planeamento, gestão e investimento em novas unidades de cuidados de saúde primários, incluindo construção, equipamento e manutenção, e a gestão dos trabalhadores da carreira de assistente operacional dos agrupamentos de centros de saúde.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar