Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Câmara de Tarouca está a apoiar a esterilização de animais de companhia dos habitantes do concelho. A autarquia vai dar aos munícipes uma comparticipação pelo reembolso das despesas suportadas.
A medida foi aprovada recentemente em reunião do executivo. O vice-presidente da Câmara, José Damião, justifica esta iniciativa com a necessidade de controlar a sobrepopulação animal, que “sempre foi uma preocupação”.
“Há muitos anos que não fazemos eutanásia no nosso canil e isso faz com que nós tenhamos de trabalhar a montante no sentido de ir controlando o número de mantimentos de animais sem e com dono, porque alguns animais de companhia acabam por ter alguns filhotes que sabemos que vão acabar por cair no canil”, explica.
Por isso, diz que a autarquia de Tarouca aproveitou uma candidatura aos fundos comunitários, lançada pelo Estado central, e “garantimos quase que uma esterilização gratuita para todos os animais de companhia”. “Qualquer munícipe que tenha um animal que ainda não esteja esterilizado tem a esterilização quase gratuita”, garante.
Para obter o apoio, José Damião diz que as pessoas podem beneficiá-lo preenchendo uma ficha de candidatura “onde acabam por preencher um conjunto de dados individuais”.
“Também têm de entregar alguns documentos do animal. Hoje, todos os animais têm identificação eletrónica e, por isso, é necessário entregar o comprovativo dessa identificação e também indicar a forma de pagamento. A pessoa escolhe a clínica onde quer ir, traz a fatura e nós vamos pagar à pessoa de acordo com a espécie, o sexo e o peso do animal”, explica.