peça teatro gémeos
image
centro cultural s joao pesqueira assinatura
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Autarquia de Tondela reconhecida por projetos de educação e cultura

Autarquia de Tondela reconhecida por projetos de educação e cultura

Câmara de Tondela recebeu na última quarta-feira dois prémios de excelência autárquica nas áreas da educação e cultura

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
27.09.24
fotografia: Câmara de Tondela
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
27.09.24
Fotografia: Câmara de Tondela
pub
 Autarquia de Tondela reconhecida por projetos de educação e cultura

A Câmara de Tondela recebeu na última quarta-feira (25 de setembro) dois prémios de excelência autárquica nas áreas da educação e cultura durante o segundo Congresso Cidade Social, em Santa Maria da Feira.

A autarquia viu distinguidos os projetos “Roteiros pelo Património” e “Mas que raio é isto?”, desenvolvidos pelos serviços educativos do Museu Terras de Besteiros.

Os dois projetos foram premiados por “refletirem o compromisso com a excelência autárquica” e pelo seu “impacto positivo na comunidade” e são ainda considerados “um exemplo inspirador de dedicação” e iniciativas que “projetam um bom futuro das populações e uma dinâmica de excelência do território”, realça a Câmara de Tondela.

O município diz que a atribuição dos galardões é “um estímulo para continuarmos a promover o nosso património e contribuir para uma melhor educação das nossas crianças e jovens”.

Lançados no último ano letivo, os “Roteiros pelo Património” refletem sobre a história de Tondela desde a Pré-História à atualidade, a pensar nos alunos do segundo ciclo.

São sete os circuitos disponíveis: “O Mundo do Trabalho no Portugal de Hoje: a Sobrevivência das Atividades Artesanais Como Forma de Património Cultural Material e Imaterial”; “Tondela no Tempo do Estado Novo”; “À Descoberta de Tondela no Tempo do Ouro do Brasil (século XVIII)”; “Templos e Rituais no Megalitismo: A Arquinha da Moura”; “Da Estela-Menir à Estrada Romana: Quando os Vestígios do Passado São Reutilizados”; “As Gravuras Rupestres de Molelinhos: Símbolos de Um Povo Guerreiro” e “As Relações entre Muçulmanos e Cristãos no Património Cultural Material e Imaterial do Guardão”.

Já o projeto “Mas que raio é isto?” foi lançado pelo Museu Terras de Besteiros em 2022 e foi retomado este ano. Desde o mês de abril e até ao final do ano, são publicados uma vez por mês nas redes sociais do município pequenos vídeos informativos sobre alguns dos monumentos mais emblemáticos do concelho de Tondela.

O objetivo é chamar a atenção do público para “as histórias e as estórias daquilo que o rodeia e que, muitas vezes, passa totalmente despercebido”, desde os monumentos megalíticos às lagaretas, pelourinhos e calçadas romanas.

Também a autarquia de Vila Nova de Paiva foi distinguida com o Prémio de Excelência Autárquica na área da Cultura pelo festival Barrelas Summer Fest, que decorreu no final de agosto.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar