Museu Terras de Besteiros 3
rui massena artista facebook
lapis solidarios
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Autarquia de Tondela viu aprovada candidatura ao Fundo de Transportes

Autarquia de Tondela viu aprovada candidatura ao Fundo de Transportes

O município vai receber apoio financeiro para desenvolver projeto que visa dar resposta aos desafios da mobilidade urbana

 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
24.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
24.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autarquia de Tondela viu aprovada candidatura ao Fundo de Transportes

A candidatura apresentada pelo Município de Tondela para apoio ao desenvolvimento de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) foi aprovada pelo Fundo para o Serviço Público de Transportes (Fundo de Transportes), anunciou a autarquia.

O município vai receber deste organismo público um apoio financeiro superior a 50 mil euros, o correspondente a 75% do investimento previsto, para o desenvolvimento deste documento que visa dar resposta aos desafios da mobilidade urbana. 

“O principal objetivo de um PMUS passa por tornar a área urbana funcional, mais acessível, proporcionando uma mobilidade hipocarbónica de elevada qualidade, segura e sustentável”, salienta, em nota, a autarquia.

O PMUS pretende reforçar a coesão territorial, conectando áreas urbanas e rurais, reduzindo congestionamentos e promovendo deslocações eficientes através de sistema de transportes resiliente, atrativo e sustentável, alinhado com os objetivos globais da mobilidade verde

A estratégia traçada pelo município incluirá a criação de um diagnóstico detalhado, monitorização contínua e ações integradas para melhorar a segurança, acessibilidade e inclusão, abrangendo todos os grupos populacionais e envolvendo a comunidade. 

O PMUS vai ajudar a concretizar algumas das medidas previstas plano de ação do Posicionamento da Marca Caramulo. 

O município de Tondela traçou uma estratégia ancorada em três eixos. 

O primeiro vetor, intitulado “Sano”, pretende posicionar o Caramulo como um destino de referência para o bem-estar físico e mental, valorizando o legado sanatorial e o espaço natural da serra. A ideia passa por aproveitar o “potencial curativo dos ares Caramulo”, que se tornaram conhecidos no século XX na luta contra a tuberculose, nomeadamente para a realização de retiros de saúde e bem-estar, oferecendo experiências ligadas à prática de mindfulness, yoga e caminhadas pelos trilhos naturais da serra.

A segunda área, “Autêntico”, foi pensada com o objetivo de alinhar o destino do Caramulo às tendências de “viagens no tempo”, reforçando a montanha e a vila como locais de autenticidade, onde o passado e o futuro coexistem, através da valorização da cultura, da arte, da gastronomia e das tradições locais, preservando a herança da serra e envolvendo a comunidade. O Museu da Estância Sanatorial, que contará a história daquele que foi um dos maiores complexos de cura contra a tuberculose na Península Ibérica, é um dos projetos integrados neste eixo.

A terceira e última dimensão, denominada de “Natural”, procura fazer do Caramulo um exemplo de sustentabilidade, com foco na conservação ecológica, turismo sustentável e revitalização ambiental.

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Outras notícias

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Notícias relacionadas

Procurar