A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
Todos os partidos com representação na Assembleia da República estão na corrida à Câmara Municipal de Viseu para as autárquicas deste ano. Ao contrário de outros concelhos, ficam de fora candidaturas independentes.
No boletim de voto estarão oito listas a sufrágio – PS, PSD, CDS, CDU, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal, PAN e Chega.
Se há listas que não trazem grandes novidades há outras que surpreendem. Começamos pelo Partido Social Democrata (PSD) e pelo regresso de um nome que muitos viseenses conhecem: Fernando Ruas. O cabeça de lista esteve na autarquia durante 24 anos. Com ele veio Guilherme Almeida (em sexto lugar da lista) que fez parte do executivo de Ruas, sendo esta a única cara que se mantém dessa era governativa que terminou em 2013.
Logo a seguir, a confirmação do esperado, João Paulo Gouveia como número dois, mas que até chegou a anunciar estar disponível para se candidatar à Câmara pelo PSD.
Leonor Barata é a primeira surpresa da lista, a artista associada do Teatro Viriato aparece em terceiro lugar e poderá ter aqui a primeira experiência na vida política. As surpresas também se fazem no masculino com Pedro Ribeiro, atual diretor da Escola Secundária Viriato, a ocupar o quinto lugar e também ele a estrear-se nestas andanças.
Já a lista do Partido Socialista (PS) traz os “ares de Mangualde” até Viseu, com a candidatura de João Azevedo que foi presidente da autarquia mangualdense durante 10 anos, terra de onde é natural. A número dois é Marta Rodrigues, atual diretora do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Viseu. Do emprego passamos para a saúde, mais concretamente para o sexto lugar que é ocupado pelo médico anestesiologista no Hospital de Viseu, Vítor Oliveira, mais uma surpresa na lista de João Azevedo, mas que o Jornal do Centro até já tinha anunciado.
Ainda na candidatura socialista, destaque para o quarto lugar ocupado por José Chaves, agente que prestava serviço na Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Viseu. Atualmente, José Chaves encontra-se com uma licença sem remuneração. Este candidato já gerou polémica entre as listas, com a Iniciativa Liberal a pedir explicações à Comissão Nacional de Eleições (CNE).
No CDS, o cabeça de lista é Nuno Correia da Silva, administrador da Sporting SAD. Paulo Duarte, presidente da concelhia de Viseu, ainda chegou a mostrar-se disponível para encabeçar a lista à Câmara, caso o partido não encontrasse ninguém, mas com a chegada de Nuno Correia da Silva acabou como candidato a líder da Assembleia Municipal.
Na CDU, Francisco Almeida volta a encabeçar a corrida à Câmara de Viseu, depois de nas ultimas autárquicas ter sido o candidato à Junta de Freguesia de Viseu e à Assembleia Municipal. Mas esta não é a estreia do sindicalista não à liderança da autarquia já que se candidatou ao cargo em 2013.
A ausência mais notada é a de Filomena Pires, que foi a cabeça de lista nas últimas eleições. Este ano está na corrida à Assembleia Municipal.
O Bloco de Esquerda aparece como o único partido que tem uma mulher como candidata à Câmara Municipal. Manuela Antunes, que há oito anos também liderou a lista. Mais recentemente, foi eleita como representante do partido na Assembleia de Freguesia de Viseu. Uma das curiosidades da lista é que Carlos Vieira, o conhecido bloquista e que será número dois à autarquia, vai ter a irmã, a também conhecida militante do partido Catarina Vieira, como candidata à freguesia de Viseu.
Da lista do PAN sai o candidato mais jovem a concorrer à liderança da autarquia viseense. Diogo Chiquelho tem 22 anos, é licenciado em Direito, e lança-se assim na vida política e ao mais alto cargo destas autárquicas.
Há ainda mais duas listas, Iniciativa Liberal (IL) e Chega, que sem grandes surpresas nos trazem algo em comum. As duas candidaturas têm como cabeça de lista antigos coronéis. Na IL, Fernando Figueiredo chefiou o Centro de Recrutamento de Viseu, foi 2.º Comandante do Regimento de Infantaria 14 , em Viseu e comandou o RI 3 em Beja. No Chega, Pedro Calheiros foi coronel da GNR.
Consulte as listas candidatas à Câmara de Viseu Autárquicas: Quem é quem nas listas à Câmara de Viseu