A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Concelhia do PS já fez a escolha e José Laires, atual vice-presidente, é o candidato às eleições autárquicas de 2025 em Penalva do Castelo. A deliberação foi por maioria, com uma abstenção, informou a Concelhia.
José Laires, na apresentação das linhas programáticas da sua candidatura, afirmou como prioridade, dar continuidade ao projeto do atual executivo, liderado por Francisco Carvalho e que não se pode recandidatar por causa da limitação de mandatos. O agora candidato faz parte do executivo desde 2013.
Além do atual vice-presidente, também foi avançado o nome de Marlene Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Germil, mas a decisão final chegou com a deliberação da Concelhia do PS.
O nome de Michael Batista, ligado à gestão e liderança de instituições de solidariedade e que faz parte dos órgãos do partido, é a escolha dos sociais-democratas.
Em 2021, o PS ganhou com 56,68 por cento dos votos, enquanto que o PSD teve 37,11 por cento. Votaram 5 105 eleitores. Nas eleições anteriores, em 2017, os socialistas conseguiram uma maior votação (67,87 por cento), ficando com maioria absoluta, naquele que foi o segundo mandato de Francisco Lopes que em 2013 tinha roubado a autarquia à coligação PSD/CDS.
O autarca é um dos oitos presidentes de câmara do distrito de Viseu que não se podem recandidatar nas autárquicas de 2025. Três são do PSD (Armamar, Tarouca e Tabuaço). Do lado dos socialistas não se podem também recandidatar os atuais autarcas de S. Pedro do Sul, Resende, Santa Comba Dão e Cinfães.