museu aristides de sousa mendes casa do passal foto cm carregal do sal
turismo de portugaç escola de turismo lamego
Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Autárquicas’25: João Azevedo pede novo nó de acesso à A24

Autárquicas’25: João Azevedo pede novo nó de acesso à A24

Candidato do PS à Câmara de Viseu visitou a freguesia de Lordosa e defendeu nova ligação entre a localidade e a A24

 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
17.04.25
fotografia: João Azevedo
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
17.04.25
Fotografia: João Azevedo
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Autárquicas’25: João Azevedo pede novo nó de acesso à A24

O candidato do PS à Câmara de Viseu, João Azevedo, visitou esta quinta-feira (17 de abril) a freguesia de Lordosa e esteve no local onde, defende o socialista, deveria ser construído um nó de acesso à A24 que ajudaria a “desencravar” a zona norte do concelho.

Segundo o PS, a ideia – que já foi proposta no Parlamento – passaria pela criação de um novo nó de acesso à autoestrada, ao quilómetro 148, a partir da atual saída de emergência existente no local.

João Azevedo esteve com o presidente da Junta de Freguesia de Lordosa, José Manuel Pereira (também eleito pelos socialistas), que também reivindica o novo nó de acesso para potenciar a freguesia e as suas infraestruturas.

“Este nó pode criar uma alternativa ao atual congestionamento da EN2 e ao potenciar o Aeródromo, o Piaget e o Parque de Lordosa estaria, igualmente, a ajudar a combater a desertificação do território não só na freguesia de Lordosa, como em Calde e Ribafeita”, sustentou o autarca.

Já João Azevedo defende a importância de Lordosa como “o pólo territorial com maior potencial estratégico para o desenvolvimento do norte do concelho de Viseu”, pelo facto de se encontrarem lá instalados o Aeródromo Municipal, o Instituto Piaget e a nova Área Empresarial agora em desenvolvimento.

O candidato socialista à Câmara de Viseu também recorda que, enquanto deputado na Assembleia da República, apresentou o projeto de resolução que recomendava ao Governo e à Infraestruturas de Portugal a criação da ligação.

“Sem boas acessibilidades, não conseguimos travar a desertificação nem aproveitar o potencial de Lordosa. A EN2 já não chega e é preciso pensar em alternativas sérias. O pleno desenvolvimento só será atingido se as acessibilidades forem devidamente estruturadas e pensadas para que as populações e os agentes económicos daquela zona tenham melhores e mais rápidas ligações tanto à cidade de Viseu, como aos concelhos limítrofes a norte”, apontou João Azevedo.

O candidato acredita que a nova via permitiria reforçar a posição estratégica do Aeródromo de Viseu e viabilizar a expansão da sua escola de pilotos e dos cursos de mecânica aeronáutica.

João Azevedo recorda ainda que a sua proposta parlamentar – que chegou à Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação – destacava ainda a importância da criação de uma via rápida de acesso para empresas localizadas nas imediações do Aeródromo e o aumento da atratividade da ligação aérea operada pela Sevenair.

O candidato do PS também defendeu as vantagens do novo acesso para a Área Empresarial de Lordosa, atualmente em desenvolvimento.

João Azevedo realçou que o futuro parque industrial terá capacidade para criar cerca de 1.000 postos de trabalho e ajudar a travar a desertificação da região, atraindo empresas e população, “apesar dos entraves que o atual presidente da Câmara Municipal de Viseu (Fernando Ruas) colocou à expansão deste projeto”.

Já o Instituto Piaget, localizado a dois quilómetros do futuro acesso, poderia ver “reforçada a sua atratividade junto de novos alunos e professores”, acrescentou o candidato do PS à autarquia de Viseu.

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar