obras-768x426
academico scp b
friojpg
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Botão SOS da GNR já chegou aos idosos da região de Viseu

Botão SOS da GNR já chegou aos idosos da região de Viseu

pub
 Nuno Campos vai estrear-se no Tondela na “final” com o Arouca
17.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Nuno Campos vai estrear-se no Tondela na “final” com o Arouca
17.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Botão SOS da GNR já chegou aos idosos da região de Viseu

A GNR de Viseu entregou, esta semana, equipamentos de teleassistência aos concelhos da região aderentes ao programa E-Guard.

Ao todo, os concelhos de Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela e Viseu vão ser abrangidos pelo projeto que visa proteger e ajudar as pessoas que estão em situação de dependência, isolamento e sem retaguarda familiar, incluindo idosos.

A GNR de Viseu lembra que se trata de um projeto inovador que irá combater o isolamento e a capacitação da população sénior “através da criação de respostas integradas, sobretudo nas componentes fundamentais da saúde e segurança que visa apostar na proximidade ao cidadão e na cooperação e articulação institucional”.

A Câmara de Mangualde esteve entre as autarquias representadas na cerimónia de entrega. A vereadora da Ação Social na autarquia, Maria José Coelho, congratulou-se com a Câmara de Mangualde assina protocolo com GNR para teleassistência.

“O Município tinha já, há alguns anos, a pretensão de promover um projeto que garantisse a permanência em segurança dos idosos no conforto das suas casas, garantindo no seu domicílio um apoio adequado às suas limitações, ao mesmo tempo que desfrutam da proximidade e interação com a comunidade, com o objetivo de promover uma melhoria significativa da sua qualidade de vida, de saúde, segurança e autoestima”, afirmou.

O sistema E-Guard funciona através de um objeto do tamanho de um comando de portão com um botão que, quando premido durante mais de três segundos, aciona uma chamada SOS para a GNR.

O equipamento pode ser usado caso o idoso presencie ou seja vítima de crime ou de uma situação de perigo ou até no caso de doença súbita ou queda, além de definir um perímetro de segurança e alertar em caso de imobilidade. A sala de situação da GNR recebe os alertas e aciona os meios de socorro. Se os aparelhos se mantiverem inativos por mais de 12 horas, os militares tomam a iniciativa de contactar os idosos sinalizados.

pub
 Nuno Campos vai estrear-se no Tondela na “final” com o Arouca

Outras notícias

pub
 Nuno Campos vai estrear-se no Tondela na “final” com o Arouca

Notícias relacionadas

Procurar