Couple wearing helmets rides a cream vintage scooter through a sunlit park, the man steering and the woman sitting behind him smiling.
feira medieval aguiar da beira 2025 3
mercado 2 de maio 1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Diário » Botão SOS da GNR já chegou aos idosos da região de Viseu

Botão SOS da GNR já chegou aos idosos da região de Viseu

pub
 Crónica: O invulgar “Fado” da devolução de um abutre-preto à natureza
17.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Crónica: O invulgar “Fado” da devolução de um abutre-preto à natureza
17.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Botão SOS da GNR já chegou aos idosos da região de Viseu

A GNR de Viseu entregou, esta semana, equipamentos de teleassistência aos concelhos da região aderentes ao programa E-Guard.

Ao todo, os concelhos de Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela e Viseu vão ser abrangidos pelo projeto que visa proteger e ajudar as pessoas que estão em situação de dependência, isolamento e sem retaguarda familiar, incluindo idosos.

A GNR de Viseu lembra que se trata de um projeto inovador que irá combater o isolamento e a capacitação da população sénior “através da criação de respostas integradas, sobretudo nas componentes fundamentais da saúde e segurança que visa apostar na proximidade ao cidadão e na cooperação e articulação institucional”.

A Câmara de Mangualde esteve entre as autarquias representadas na cerimónia de entrega. A vereadora da Ação Social na autarquia, Maria José Coelho, congratulou-se com a Câmara de Mangualde assina protocolo com GNR para teleassistência.

“O Município tinha já, há alguns anos, a pretensão de promover um projeto que garantisse a permanência em segurança dos idosos no conforto das suas casas, garantindo no seu domicílio um apoio adequado às suas limitações, ao mesmo tempo que desfrutam da proximidade e interação com a comunidade, com o objetivo de promover uma melhoria significativa da sua qualidade de vida, de saúde, segurança e autoestima”, afirmou.

O sistema E-Guard funciona através de um objeto do tamanho de um comando de portão com um botão que, quando premido durante mais de três segundos, aciona uma chamada SOS para a GNR.

O equipamento pode ser usado caso o idoso presencie ou seja vítima de crime ou de uma situação de perigo ou até no caso de doença súbita ou queda, além de definir um perímetro de segurança e alertar em caso de imobilidade. A sala de situação da GNR recebe os alertas e aciona os meios de socorro. Se os aparelhos se mantiverem inativos por mais de 12 horas, os militares tomam a iniciativa de contactar os idosos sinalizados.

pub
 Crónica: O invulgar “Fado” da devolução de um abutre-preto à natureza

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Crónica: O invulgar “Fado” da devolução de um abutre-preto à natureza

Notícias relacionadas

Procurar