A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Penalva do Castelo entregou recentemente aparelhos de teleassistência com botão SOS a idosos do concelho, com a colaboração da GNR.
Os dispositivos foram entregues a seniores que estão “em situação de risco, vulnerabilidade, isolamento ou sem retaguarda familiar”, frisa em comunicado a autarquia que assinou um protocolo de cooperação com a Guarda a propósito do projeto “eGuard”.
Os dispositivos dispõem de um botão que, quando pressionado durante três segundos, aciona uma chamada para a sala de situação da GNR. Em caso de queda, o acionamento é imediato.
O aparelho pode ser utilizado quando o sénior se sinta em perigo ou esteja em situação de doença súbita, queda ou crime. Em caso de inativação ao fim de 12 horas ou mais, a GNR contacta a pessoa para perceber se há necessidade de acionar meios de socorro.
A Câmara de Penalva do Castelo salienta que o objetivo do projeto “eGuard” é retardar a institucionalização de idosos mais vulneráveis, contribuindo para o reforço da sua segurança e bem-estar e combatendo o isolamento e a solidão através deste serviço em permanência.
O sistema “eGuard” está presente em diversos concelhos do distrito de Viseu, dos quais se destacam Idosos de Nelas recebem botão SOS, Câmara de Mangualde assina protocolo com GNR para teleassistência e Idosos e pessoas com necessidades de Lamego podem acionar o SOS em três segundos.