Solidão e tristeza
linda_martini_PAULO SEGUADAES
nuno poureiro
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Carregal do Sal » “Brasil Fest” leva muito samba este sábado até Cabanas de Viriato

“Brasil Fest” leva muito samba este sábado até Cabanas de Viriato

Noite de folia inspirada no Brasil faz parte das festividades de carnaval deste ano em Cabanas de Viriato. Dança dos Cus guardada para o cortejo de carnaval

Diogo Paredes
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
13.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
13.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 “Brasil Fest” leva muito samba este sábado até Cabanas de Viriato

Este sábado, de Cabanas de Viriato vai ser palco de mais uma celebração do carnaval, mas desta vez a folia é inspirada no nosso país irmão do outro lado do Atlântico.

A “Tenda Louca”, montada no centro da Vila Carnaval, vai abrigar vários artistas ligados à música brasileira, numa noite onde o samba e o funk vão ser a palavra de ordem. O espetáculo de sábado começa com a banda “Vem Ser Feliz”, a que se segue o grupo “Sambou”. O fim da noite vai ser animado pelo “Deejay Anny Dupin”.

“Como estamos numa região com uma envolvência muito grande de pessoas que nos visitam e que acabam por viver por cá, temos uma comunidade [brasileira] muito grande neste momento e vamos aproveitar para ter esse calor humano”, explicou ao Jornal do Centro Filipe Rodrigues, um dos responsáveis pela organização do carnaval em Cabanas de Viriato.

O responsável assumiu que este dia dedicado ao carnaval do Brasil serve para “premiar e tentar acolher essas pessoas que agora vão viver em Cabanas de Viriato e que estão a começar uma nova vida”. O desejo de criar uma noite “mais ligada ao samba, mais mexida” surge da ligação entre o carnaval e o Brasil.

“Nós, apesar da tradicional e icónica Dança dos Cus, que jamais poderemos perder, sem dúvida que temos um carnaval ligado à música brasileira e ligado ao Brasil”, afirmou Filipe Rodrigues. “Portanto, porque não ter uma noite bombástica brasileira, com grupos que realmente vão fazer a diferença, que vêm do Norte, que são estritamente ligados à música brasileira e que são originários do Brasil”, concluiu o responsável.

A tradicional Dança dos Cús, por seu lado, está guardada para os dias de Carnaval, num cortejo que preenche as ruas de Cabanas de Viriato de muita cor e alegria. O cortejo remonta ao século XIX, depois de uma companhia de teatro ocupar as ruas da vila — o espetáculo da companhia ao som de uma valsa foi um sucesso. Na típica Dança dos Cús, os participante juntam-se em duas filas e, ao terceiro compasso da valsa, movimentam-se para o centro e chocam com o rabo do parceiro ao lado.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar