Festival Primavera Viseu apresentação
pelas mãos de quem sabe páscoa sátão
freguesia de viseu bandeira social
LOGO PODCAST_ENTRE PORTAS
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo

Os concelhos que integram a Águas do Planalto vão começar a poupar…

25.03.25

Há uma história por detrás do famoso Pastel de Feijão da Pastelaria…

24.03.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

24.03.25
Home » Notícias » Diário » Burocracias atrasa abertura de polo da Escola Mariana Seixas em Mangualde

Burocracias atrasa abertura de polo da Escola Mariana Seixas em Mangualde

pub
 Burocracias atrasa abertura de polo da Escola Mariana Seixas em Mangualde - Jornal do Centro
14.06.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Burocracias atrasa abertura de polo da Escola Mariana Seixas em Mangualde - Jornal do Centro
14.06.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Burocracias atrasa abertura de polo da Escola Mariana Seixas em Mangualde - Jornal do Centro

A Escola Profissional Mariana Seixas, sediada em Viseu e com um polo em Castro Daire, quer expandir-se para Mangualde.

O projeto ainda não deve avançar neste ano letivo. A escola quer instalar-se no edifício do antigo Colégio de Mangualde, uma intenção que já tinha sido manifestada ao anterior executivo na Câmara.

O diretor da Mariana Seixas, Nuno Marques, disse que a escola já entregou toda a documentação ao Ministério da Educação. “No entanto, com os atrasos burocráticos, não conseguimos avançar ainda com o anterior executivo”, recorda.

Nuno Marques fala de uma ambição antiga para a instituição, como já tinha “O ensino profissional está para ficar”. “Nós temos muitos alunos da parte sul do distrito e acho que esta é uma boa resposta às necessidades dos jovens dos concelhos mais a sul. Se podermos levar a escola para mais perto deles, temos a certeza que muitos deles integrarão o corpo discente”, diz.

Segundo Nuno Marques, a Escola Mariana Seixas tem anualmente 30 a 40 alunos vindos de Mangualde, Penalva do Castelo, Carregal do Sal e Nelas. “Achamos que haver uma delegação na zona sul do distrito não vai incomodar, mas antes acrescentar valor, que é aquilo que sabemos fazer junto da nossa comunidade”, acrescenta.

Nuno Marques vê Mangualde como “a localidade certa” para a nova delegação e revela que a escola já se reuniu com o Agrupamento de Escolas local, “com quem trabalharíamos sempre em estreita sintonia para não haver repetição de oferta e fixar os jovens no concelho”.

O diretor considera que, se a opção por Mangualde falhar, a Mariana Seixas pode sempre optar por outro concelho vizinho. “Embora não tenha havido qualquer tipo de contacto da nossa parte, penso que os outros municípios viriam com bons olhos a abertura de uma delegação de uma escola profissional que não têm no concelho”, conclui.

A Escola Profissional Mariana Seixas já formou mais de 2.000 jovens na região.

pub
 Burocracias atrasa abertura de polo da Escola Mariana Seixas em Mangualde - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Burocracias atrasa abertura de polo da Escola Mariana Seixas em Mangualde - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar