Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Câmara de Lamego vai implementar um núcleo local de garantia para a infância, que pretende combater a pobreza e a exclusão das crianças, jovens e famílias do concelho.
Segundo a autarquia, a nova estrutura vai desenvolver ações específicas para a prevenção e combate à pobreza e à exclusão social das crianças, dos jovens e das suas famílias no âmbito do Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030.
O documento foi assinado na última reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Lamego pela vice-presidente da Câmara, Catarina Ribeiro, e pela coordenadora nacional do Plano de Ação da Garantia para a Infância, Sónia Almeida.
Em comunicado, a Câmara de Lamego realça que o Núcleo de Garantia para a Infância de Lamego deverá “elaborar e atualizar o diagnóstico local relativamente à pobreza infantil e à exclusão social, enquanto base de planificação da sua atividade e contributo para o diagnóstico da Rede Social”.
O projeto também deve mobilizar “os recursos necessários à resolução dos problemas detetados”, acrescenta a autarquia.
Catarina Ribeiro diz que, com o projeto, estão criadas “as condições adequadas” para uma intervenção e acompanhamento de proximidade junto das crianças e jovens em situação mais vulnerável.
Também em Tarouca, foi criado um núcleo dedicado à garantia para a infância. A Garantia Europeia para a Infância é uma iniciativa da União Europeia que visa combater a pobreza e a exclusão social entre as crianças e assegurar que todas elas tenham acesso a serviços essenciais como educação, saúde, habitação e nutrição, independentemente da sua condição socioeconómica.