Taça de Portugal Académico de Viseu vs Gil Vicente
Tony-Carreirajpg
jovens profitecla
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Tony-Carreirajpg
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
Home » Notícias » Diário » Canhões antigranizo vão ser instalados em Moimenta da Beira

Canhões antigranizo vão ser instalados em Moimenta da Beira

pub
 Canhões antigranizo vão ser instalados em Moimenta da Beira
17.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Canhões antigranizo vão ser instalados em Moimenta da Beira
17.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Canhões antigranizo vão ser instalados em Moimenta da Beira

Moimenta da Beira vai implementar 29 canhões antigranizo, que deverão ser instalados já durante os próximos meses de abril e maio. A autarquia assinou um protocolo de colaboração com a Associação de Fruticultores da Beira Távora, “com vista à melhor solução tecnológica” para combater uma das principais causas “dos elevados estragos nos pomares do concelho”.

O projeto será implementado “de forma faseada” e o objetivo é “preencher todo o território onde tenha área frutícola com essa proteção”, disse ao Jornal do Centro Paulo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

O autarca sublinhou que o flagelo do granizo “coloca em causa quer a rentabilidade económica do concelho, quer dos próprios empresários”.

“Quer a maça quer a uva são predominantes no nosso concelho e nos últimos anos temos sido muito fustigados com o granizo. O que está aqui em causa é nós querermos combater esse flagelo. Aderimos ao projeto e vamos preencher todo o nosso território”, disse.

Na assinatura do protocolo de colaboração marcaram presença, além do autarca de Moimenta da Beira, o presidente da Associação de Fruticultores da Beira Távora, José Francisco Oliva Teles.

O canhão antigranizo é um dispositivo que interrompe a formação do granizo, por ondas de choque. Uma mistura explosiva de oxigénio e gás de acetileno é inflamado na câmara inferior do aparelho e, à medida que a explosão passa através da garganta e para dentro do cone, desenvolve uma onda de choque, que em seguida se desloca à velocidade do som, atingindo rapidamente as camadas mais altas da atmosfera, zona onde se forma o granizo, interrompendo assim a sua formação.

Este sistema também já foi instalado em Armamar, concelho que espera implementar dezenas de torres antigranizo.

pub
 Canhões antigranizo vão ser instalados em Moimenta da Beira

Outras notícias

pub
 Canhões antigranizo vão ser instalados em Moimenta da Beira

Notícias relacionadas

Procurar